5 de abril de 2021

Workshop “A Física e a Aeronáutica” reúne estudantes e professores

Alunas e alunos da disciplina de Laboratório de Física Geral II, em 2018

Idealizado como a atividade final das disciplinas de Laboratório de Física Geral I e II oferecidas à distância durante 2020 às alunas e aos alunos do primeiro ano do Curso de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), realizou-se no dia 29/03/2021, de forma virtual, o Workshop “A Física e a Aeronáutica”, evento que foi coordenado pelo docente das disciplinas e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Tito J. Bonagamba.

Desde o segundo semestre de 2018, além das atividades previstas nas ementas dessas duas disciplinas experimentais, estão sendo inseridas palestras especiais, cujos conteúdos envolvem aplicações dos conceitos físicos apresentados em aula na área de Engenharia Aeronáutica, proferidas por docentes da área de Engenharia.

Como exemplos dos temas integrados de Física e Engenharia Aeronáutica discutidos nas palestras especiais, incluem-se:

i) medidas de grandezas físicas e equipamentos de cockpits de aviões;

ii) giroscópio e navegação aérea;

(iii) ressonância mecânica e flutter; e

(iv) expansão adiabática de gases e motores de combustão interna.

Com essas atividades de integração entre a Física e a Engenharia Aeronáutica, com destaque para a participação de docentes do Departamento de Engenharia Aeronáutica (SAA) da EESC/USP, o interesse pela Física nas duas disciplinas tem sido estimulado, com bons resultados.

Além deste estímulo, essas atividades têm antecipado a importante integração das alunas e dos alunos com os docentes do SAA/EESC/USP e o envolvimento com temas da Engenharia Aeronáutica.

O workshop foi realizado com as seguintes palestras:

– “Santos Dumont e suas importantes contribuições”, Prof. Henrique Lins de Barros (CBPF);

– “Motores de Combustão Interna – Turbinas de Avião”, Prof. Délson Luiz Módolo (Departamento de Engenharia Mecânica/UNESP/Bauru);

– “Conservação da Energia, o princípio para a energia renovável”, Prof. Hernán Darío Cerón Muñoz (SAA/EESC/USP);

– “Sensoriamento em Sistemas Aeronáuticos”, Prof. Jorge Henrique Bidinotto (SAA/EESC/USP);

Acesse abaixo outras matérias sobre essas atividades, desde 2018:

outubro de 2018

dezembro de 2018