22 de outubro de 2018

Aula especial para estudantes de Engenharia Aeronáutica

No dia 24 de setembro de 2018, alunas e alunos de Engenharia Aeronáutica do Curso de Laboratório de Física Geral II tiveram uma atividade especial. Entre as práticas já realizadas, foram estudados dois temas: Conservação do Momento Angular – Giroscópios e Ressonância Mecânica.

Ciente da importância desses dois temas para a Aeronáutica, o docente deste curso, Prof. Tito J. Bonagamba (IFSC/USP), convidou o Prof. Jorge Henrique Bidinotto, do Departamento de Engenharia Aeronáutica (EESC/USP), para proferir uma palestra sobre aplicações desses dois temas da física ao controle e estabilidade de voo. O título escolhido para a palestra foi Aplicações práticas: giroscópios e ressonância mecânica. Durante agradáveis duas horas, o Prof. Bidinotto, de forma bastante integrada com as aulas que as alunas e os alunos tiveram com o Prof. Bonagamba, discorreu didaticamente e de forma abundante sobre vários tópicos associados à aviação, incluindo componentes e instrumentos inerciais baseados em giroscópios, acionamento de giroscópios e ressonância mecânica – flutter. Foi um momento de grande importância para as alunas e os alunos, pois puderam ouvir de um docente da área a relevância dos tópicos apresentados no Curso de Laboratório Geral de Física II, que são usados em sistemas de controle de voo de aeronaves modernas.

A experiência foi um sucesso, pois o Prof. Bidinotto foi efusivamente aplaudido, sendo que esta atividade será repetida na segunda metade do curso. Para o sucesso da atividade, o Prof. Tito contou com o importante apoio do seu monitor, Éverton Lucas de Oliveira, e dos técnicos Valdir Azevedo dos Santos e Carlos Nazareth Gonçalves.

Para o Prof. Jorge Henrique Bidinotto “Atividades desse tipo são fundamentais para a formação dos alunos e devem ser incentivadas. No mundo atual, há uma tendência de crescimento nas atividades multidisciplinares e uma aula como essa reflete bem essa tendência e prepara os alunos para o mercado de trabalho, além de dar a oportunidade de eles entrarem em contato com atividades mais aplicadas à aviação ainda no primeiro ano do curso. Este tipo de aula incentiva e pode ajudar a reduzir a evasão, que é um grave problema em todos os cursos de engenharia na atualidade”.

A opinião do aluno Paulo Lopes Carvalhaes, do Curso de Engenharia Aeronáutica da EESC/USP, também é elucidativa do sucesso desta aula: “A atividade realizada foi excepcional para os alunos, no sentido de nos aproximar do contexto que encontramos no curso de engenharia aeronáutica. Nesses primeiros anos, sentimos um grande afastamento em relação ao que esperamos encontrar no curso e isso causa algum desânimo em grande parte dos alunos. Pessoalmente, sinto que essa aula foi fundamental no sentido de nos aproximar do nosso curso, além de reforçar o conteúdo que é condizente com o nosso atual momento acadêmico. Faz toda a diferença para um aluno que entrou empolgado na faculdade e acaba se desanimando nos primeiros anos, ao não estudar especificamente as matérias que tem mais apreço, ter mais contato com o ramo que decidiu buscar na vida. Seria extremamente gratificante que palestras e aulas como essa pudessem ocorrer com mais frequência no intuito de nos aproximar de nossos objetivos”.