BEM VINDO À COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE PESQUISA EM ANIMAIS DO IFSC-USP
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é uma comissão assessora da Congregação do Instituto de Física de São Carlos, USP, de regime autônomo, colegiado, multidisciplinar, fiscalizador e deliberativo do ponto de vista ético em questões relativas ao uso de animais no ensino e na experimentação.
Todos os projetos envolvendo o uso de animais devem ser previamente submetidos e aprovados pela CEUA/IFSC, a qual também é responsável pelas instalações animais do IFSC
SUBMISSÃO DE NOVAS PROPOSTAS DE PESQUISA EM ANIMAIS
A partir de 20/07/2025, a submissão de novas propostas de pesquisa ao CEUA/IFSC e demais ações relacionadas ao gerenciamento destes projetos (solicitação de emendas para alteração de protocolo experimental, adição ou exclusão de membros, prorrogação de prazo e elaboração de relatórios) serão realizadas exclusivamente pelo Cadastro das Instituições de uso Científico de Animais (CIUCA), plataforma desenvolvida e mantida pelo governo federal, através do link abaixo.
Site: https://novociuca.mctic.gov.br/web/#/login
PESQUISAS EM ANIMAIS EM ANDAMENTO
Para pesquisas em andamento aprovadas pela CEUA iniciadas antes de 20/07/2025, as ações relacionadas ao gerenciamento (solicitação de emendas para alteração de protocolo experimental, adição ou exclusão de membros, prorrogação de prazo e elaboração de relatórios) ainda serão realizadas pelo site https://www.ifsc.usp.br/sceua
O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário, especialmente para o avanço dos conhecimentos na área da saúde do homem e dos animais.
Os profissionais envolvidos no manejo de animais de experimentação devem ter sempre consciência de que os animais são seres sencientes e que possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.
Os animais utilizados como modelos experimentais são seres vivos que possuem as mesmas características biológicas dos outros animais de sua espécie, com a diferença de estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência.
Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.
O seguimento de princípios e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso de modelos animais.
Os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais devem ser analisados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), ou colegiados similares, visando a qualificação dos projetos e evitando o uso inapropriado ou abusivo de animais.
NOVA RESOLUÇÃO CONCEA:
RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA/MCTI Nº 69, DE 30 DE OUTUBRO DE 2024, Disponível em: www.in.gov.br/web/dou/-/



