Grupos de Pesquisa – FCI e FCM – IFSC

FCI – Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar

Grupo de Biofísica e Biologia Estrutural “Sérgio Mascarenhas” (BBE) desenvolve projetos na área de biofísica e biologia estrutural de proteínas, bem como estudos interdisciplinares envolvendo biologia molecular, microbiologia e divulgação científica.

Laboratório de Filmes Finos (LFF) se destaca no estudo de novos materiais com possíveis aplicações na moderna indústria eletrônica, produz compostos semicondutores e dielétricos (óxidos e nitretos), de estrutura amorfa ou (micro/nano) cristalina.

Grupo de Informação Quântica (GIQ) é, por essência, multidisciplinar. A área de pesquisa em informação quântica é um campo que envolve o cruzamento de duas áreas do conhecimento científico: mecânica quântica e teoria da informação.

Grupo de Cristalografia (GC) atua em pesquisa nas áreas de Cristalografia Estrutural, Cristalografia em Ciência dos Materiais, Cristalografia de Proteínas, Modelagem Molecular, Biologia Molecular e Planejamento Racional de Fármacos e Vacinas.

Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada (FCIA) desenvolve e aplica técnicas computacionais modernas em diversas áreas da física, biologia e ciência dos materiais e Ensino Básico de Física.

Grupo de Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo (RMN) desenvolve pesquisas em técnicas de RMN pulsado, de RPE, espectroscopia óptica, informação quântica via RMN, técnicas de imagens e espectroscopia “in vivo”.

Grupo de Espectroscopia dos Sólidos (ES) estuda novos materiais que apresentem interesse tecnológico para a confecção de dispositivos fotônicos principalmente em espectroscopia de sólidos: cristais e vidros dopados com terras-raras.

Grupo de Física Teórica do Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar (FT-FCI) desenvolve pesquisa que compreende áreas tradicionais da Física como Matéria Condensada, Física de Partículas, Relatividade e Gravitação.

Grupo de Astrofísica de Partículas (APOEMA) realiza pesquisa e extensão com as partículas de mais alta energia no Universo. Os estudos realizados no Grupo APOEMA (Astrofísica de Partículas com Observatórios das Energias Mais Altas) contribuem para a compreensão dos fenômenos mais extremos da natureza, nos quais os limites macro e micro são indissociáveis.

FCM – Departamento de Física e Ciência dos Materiais

Grupo de Biotecnologia Molecular (GBM) desenvolve pesquisa interdisciplinar na área de biologia molecular, biofísica e biotecnologia, usando uma ampla gama de técnicas experimentais e computacionais.

O Grupo de Física Teórica do FCM (GFT-FCM) atua nas áreas de Teoria Quântica de Campos, Física da Matéria Condensada, Teoria da Informação Quântica, Óptica Quântica e Mecânica Quântica Pseudo-Hermitiana e  Teorias da Gravidade.

O Grupo de Nanomedicina (GNano) atua na interface entre a Nanotecnologia e a Biotecnologia em projetos de pesquisa interdisciplinar, em colaboração com instituições e empresas nacionais e internacionais.

O Grupo de Semicondutores (GSe) estuda a dinâmica dos processos de recombinação de portadores foto-excitados em sistemas eletrônicos multicomponentes formados em hetero-estruturas semicondutoras de baixa dimensionalidade.

O Grupo de Computação Interdisciplinar (GCI) desenvolve pesquisas em que são aplicadas técnicas computacionais modernas em diversas áreas da física, biologia e ciência dos materiais, aplicando-se infraestrutura computacional moderna.

O Grupo de Métodos Matemáticos (GMM) atua em pesquisas de Informação Quântica, Spintrônica, Teoria de Representação das Álgebras de Lie, tendo como base os Métodos Matemáticos da Física, com ênfase em matemática, geometria e simetrias.

O Grupo de Óptica “Milton Ferreira de Souza” (GO) desenvolve pesquisas envolvendo o uso de óptica e lasers em vários campos do conhecimento humano. Desenvolve pesquisas aplicadas, para o benefício de problemas brasileiros e na área de saúde.

O Grupo de Fotônica (GFo) realiza pesquisas de interação da luz laser com a matéria tanto de caráter fundamental quanto aplicado. Utiliza ferramentas de lasers contínuos e pulsados, de diferentes comprimentos de onda e duração de pulsos.

O Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA) dedica-se à síntese, ao processamento e ao estudo de propriedades físico-químicas de materiais semicondutores monocristalinos, policristalinos e amorfos.

O Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross” (GP) estuda novos materiais: polímeros ferroelétricos, condutores eletrônicos, filmes ultrafinos obtidos por técnicas de Langmuir-Blodgett e automontagem (self-assembly) e polímeros luminescentes.