Grupo de Astrofísica de Partículas (APOEMA)

Responsável: Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho

FCI1 Secretaria:
Luciana Garcia Lavezzo – secretariafci1ifsc.usp.br
Fone: +55 16 3373-9879 ou 3373-9877

O Grupo de Astrofísica de Partículas (APOEMA) realiza pesquisa e extensão com as partículas de mais alta energia no Universo. Os estudos realizados no Grupo APOEMA (Astrofísica de Partículas com Observatórios das Energias Mais Altas) contribuem para a compreensão dos fenômenos mais extremos da natureza, nos quais os limites macro e micro são indissociáveis. Fazemos simulações da emissão e propagação de partículas energéticas em fontes galácticas (supernovas, centros galácticos, PeVatrons etc) e extragalácticas (AGNs), estudamos o desenvolvimento das cascadas atmosféricas geradas por essas partículas e participamos de esforços experimentais para construção de telescópios e análise de dados observacionais.

O foco do Grupo são questões centrais da ciência, tais como, matéria escura, aceleração das partículas mais energéticas e a invariância de Lorentz. Para tal utilizamos ferramentas computacionais e modelos matemáticos e estatísticos sofisticados. Somos membros dos Observatório Pierre Auger e H.E.S.S. que vem produzindo os mais importantes resultados das últimas décadas em raios cósmicos e astronomia gama. Atualmente, estamos envolvidos pesadamente na construção do Cherenkov Telescope Array (CTA) que será o principal observatório de astropartículas da próxima década.

O Grupo faz uso corrente do deslumbramento pelo céu, da beleza dos telescópios e do histórico nacional de sucesso da área para promover divulgação científica em canais virtuais e em exposições.

Docentes   Ramal