Grupo de Espectroscopia de Sólidos

Responsável: Prof. Dr. Tomaz Catunda

FCI3 Secretaria:
Thais de Souza Pinto –  secretariafci3ifsc.usp.br
Fone:  +55 16 3373-9876

Patricia Giannini Ferreira –  pattygianniniifsc.usp.br
Fone:  +55 16 3373-9881

FCI3 Finanças:
André Nito Assada – financeirofci3ifsc.usp.br
Fone: +55 16 3373-8809

A principal linha de pesquisa desenvolvida no grupo de Espectroscopia de Sólidos é o estudo de novos materiais que apresentem interesse tecnológico para a confecção de dispositivos fotônicos. Trabalhamos principalmente em espectroscopia de sólidos: cristais e vidros dopados com terras-raras, utilizando as técnicas de espectroscopia convencional (absorção, luminescência, excitação, medida de tempos de vida etc.), Raman, resolvida no tempo, Lente Térmica e Z-scan. Além de sólidos, mais recentemente temos trabalhado com líquidos (soluções coloidais de pontos quânticos e marcadores biológicos) e medida ultrassensível da absorção da água pura. Entre as aplicações, destacamos o desenvolvimento de nanotermômetros com íons terras-raras.

Na parte de instrumentação ótica para espectroscopia, o Grupo tem atuado na aplicação de marcadores usando nanopartículas dopadas com terras-raras. Nesta área, o Grupo realiza a instrumentação para detecção de câncer de próstata por fluorescência e nantermômetros.

O Grupo também tem atuado na área de Ensino de Física, com pesquisas sobre aprendizagem em circuitos elétricos, desenvolvimento de novos experimentos e demonstrações.

  Docentes   Ramal
Luiz Antônio de Oliveira Nunes739835
Tomaz Catunda739861
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..