11 de dezembro de 2018

Prof. Luben Cabezas Gómez (EESC/USP) profere palestra no IFSC/USP

Prof. Luben explicando os princípios de funcionamento de uma turbina

No dia 24 de setembro de 2018, alunas e alunos de Engenharia Aeronáutica matriculados no Curso de Laboratório de Física Geral II, sob a responsabilidade do Prof. Tito José Bonagamba, participaram de uma atividade especial com o Prof. Jorge Henrique Bidinotto, do Departamento de Engenharia Aeronáutica (EESC/USP), a qual mereceu destaque em nosso site – reveja AQUI.

Em função do sucesso dessa atividade, no dia 19 de novembro de 2018 as mesmas alunas e alunos tiveram outra atividade especial. Durante a prática denominada Processos Térmicos em Gases, foi estudada a Expansão Adiabática dos Gases. Ciente da importância desse tema para a Engenharia Aeronáutica, o Prof. Bonagamba convidou o Prof. Luben Cabezas Gómez, do Departamento de Engenharia Mecânica (EESC/USP), para proferir uma palestra sobre Motores de Combustão Interna, que foi realizada de forma integrada com a aula que o grupo teve com o Prof. Bonagamba, sendo que o Prof. Luben discorreu didaticamente e de forma abundante sobre o tema solicitado, incluindo turbinas de avião.

Foi um momento de grande importância para todo o grupo, que logrou aprender de forma mais aprofundada os temas discutidos em sala de aula e que são de seus interesses profissionais. A experiência foi exitosa, pois o Prof. Luben foi muito aplaudido.

Para o sucesso da atividade, o Prof. Bonagamba contou com o importante apoio do seu monitor, Éverton Lucas de Oliveira, e dos técnicos Valdir Azevedo dos Santos e Carlos Nazareth Gonçalves.

Prof. Luben acompanhado pelos estudantes do Curso de Engenharia Aeronáutica, o técnico do laboratório e o monitor da disciplina

Na opinião do Prof. Luben, atividades desse tipo são muito proveitosas, pois permitem relacionar os conteúdos básicos ministrados nas disciplinas de Física com as possíveis aplicações dos mesmos em instalações de Engenharia. Tais instalações e equipamentos serão abordados posteriormente nas disciplinas de cunho aplicado do curso de Engenharia.

O tema tratado – Processos Térmicos em Gases – Expansão Adiabática dos Gases – se aplica corriqueiramente em diversas máquinas térmicas e é de suma importância para a formação do conhecimento básico de alunos de Engenharia.

Na oportunidade Luben Goméz parabenizou Tito José Bonagamba pela excelente iniciativa e pela grande pro-atividade mostrada ao longo de toda a interação.

Assessoria de Comunicação IFSC/USP