Colóquios IFSC – Colloquium Diei

Notícias
18 de setembro de 2020

“Colloquium diei” com o pesquisador Matthias Vojta (TU Dresden)

O Instituto de física de São Carlos (IFSC/USP) realizou no passado dia 18 de setembro, a partir das 10h30, através do canal Youtube, mais um colóquio integrado no programa Colloquium diei, subordinado ao tema Strong correlations and quantum criticality: From spin liquids to high-temperature superconductivity, com a participação do pesquisador Matthias Vojta (TU Dresden – Germany).

Em sua apresentação, Vojta mostrou de que forma os sistemas quânticos de muitos corpos apresentam interações fortes, que se apresentam fundamentais tanto na busca por novos fenômenos, quanto no design de novos materiais.

A primeira parte da palestra descreveu aspectos gerais das transições de fase quântica, incluindo desenvolvimentos recentes de criticidade quântica, seguindo-se alguns exemplos de transições de fase quântica quando colocadas em contato com experimentos recentes.

Clique na imagem para assistir ao colóquio.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

10 de setembro de 2020

“Colloquium diei” com Prof. Dr. Alberto Salleo (Stanford University)

Charge transport in conjugated polymers and the importance of order, from atomic to local to mesoscale foi o título do colóquio apresentado pelo IFSC/USP, no passado dia 04 de setembro de 2020, inserido na iniciativa Colloquium diei, com a participação do Prof. Dr. Alberto Salleo, docente e pesquisador da Stanford University (EUA).

Em sua apresentação, Salleo começou por informar que polímeros conjugados são uma família de semicondutores não convencionais que se prestam a técnicas de deposição de baixo custo, como impressão, sendo que eles têm sido usados ​​para uma série de aplicações, incluindo transistores, células solares e LED’s.

Em todos esses dispositivos, o transporte de carga é de suma importância. O transporte de carga é medido pela mobilidade da transportadora. A mobilidade do portador em polímeros conjugados continua a aumentar com relatórios recentes de mobilidades de efeito de campo excedendo 10 cm2 / V.s (para referência, silício amorfo, o semicondutor mais vendido no mundo, quando medido por área, tem uma mobilidade de 1 cm2 / V.s).

O transporte de carga é intrinsecamente dependente de processos que ocorrem em várias escalas de comprimento e é fortemente dependente da micro-estrutura dos materiais. Em seus trabalhos, o pesquisador tem usado XRD baseado em síncrotron para determinar o empacotamento de células unitárias e para demonstrar a importância da conectividade entre cristalitos de polímero.

Além disso, Salleo tem estudado a organização de mesoescala de polímeros, usando duas técnicas baseadas em microscopia eletrônica de transmissão, permitindo quantificar a ordem local e as correlações em centenas de nanômetros.

Esses estudos multiescala de microestrutura são fundamentais para orientar a compreensão do transporte de carga em polímeros conjugados.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

24 de agosto de 2020

Coloquium diei: Ultrafast Strong Field Atomic and Molecular Physics

Na primeira edição virtual do Colloquium Diei, devido à pandemia da COVID-19, realizada no dia 21 de agosto, o palestrante convidado foi Phil Bucksbaum (Stanford e presidente da APS), que dissertou sobre o tema Ultrafast Strong Field Atomic and Molecular Physics.

Em sua apresentação, Bucksbaum realçou a forma como as forças elétron-elétron e elétron-íon conduzem todos os processos da química, tendo sublinhado que, por muitos anos, essas interações foram difíceis de capturar em experimentos, devido às escalas de tempo ultracurtas e distâncias envolvidas.

Dois avanços na tecnologia do laser levaram a métodos que superam esses problemas. O primeiro foi o desenvolvimento, há 30 anos, de poderosos lasers ultrarrápidos com campos ópticos focados comparáveis aos campos de ligação em ligações químicas, excedendo um volt por Angstrom. Esses lasers levaram a novas maneiras de controlar as interações dos elétrons nos átomos em suas escalas de tempo naturais. O segundo avanço foi o desenvolvimento, na última década, de lasers ultrarrápidos de raios-X, com comprimentos de onda Angstrom e campos focalizados ainda mais altos. Eles podem ser usados para produzir filmes de moléculas à medida que passam por rearranjos de ligações em dezenas a centenas de femtossegundos (milionésimo bilionésimo de segundo).

O palestrante enfatizou que melhorias recentes na fonte de raios-X em breve permitirão medições que podem resolver o movimento do elétron em escala de attossegundos (bilionésimo do bilionésimo de segundo) em interações de raios-x átomos.

Clique AQUI para assistir o vídeo deste colóquio.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

17 de março de 2020

Colóquio no IFSC/USP: Gases quânticos em duas dimensões

A Profª Patrícia Christina Marques Coelho (IFSC/USP), foi a palestrante convidada de mais uma edição do programa Colloquium diei, realizado no dia dia 13 do corrente mês, onde apresentou o tema Gases quânticos em duas dimensões.

Segundo a palestrante, gases quânticos atômicos têm se configurado como excelentes plataformas capazes de estudar fenômenos físicos dos mais diversos tipos. O alto nível de controle de suas propriedades (densidade, temperatura, interação entre as partículas) somado à flexibilidade de aprisionamento obtido por meio do uso de armadilhas de luz laser, têm possibilitado o estudo de transições de fase em gases de dimensão reduzida.

O caso de um gás quântico em duas dimensões é interessante já que, enquanto o estado ordenado de um condensado de Bose-Einstein (BEC) é suprimido para qualquer temperatura diferente do zero absoluto, em um sistema interagente uma ordem de quase-longo alcance pode ser restaurada, sendo suficiente para que o sistema se torne superfluido.

Neste colóquio, Patricia Coelho fez uma introdução à física de sistemas bidimensionais e apresentou um estudo recente em que a ordem do sistema é medida diretamente a partir da função de correlação de primeira ordem para diferentes temperaturas.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

 

6 de março de 2020

“Colloquium diei” – “Novel molecular targets in chronic pain”

O ciclo Colloquium diei (IFSC/USP) iniciou sua edição relativa ao ano de 2020, com a apresentação do primeiro colóquio que ocorreu no dia 06 de março.

O Prof. Dr. Thiago Mattar Cunha (FMRP/USP) foi o palestrante convidado, tendo apresentado o tema Novel molecular targets in chronic pain.

Em sua apresentação, o palestrante sublinhou o fato de a dor crônica ser um importante problema de saúde pública, com grandes impactos sociais e financeiros. O entendimento dos mecanismos fisiopatológicos dessa condição é fundamental para a descoberta de novos alvos moleculares que, consequentemente, servirão para o desenvolvimento de novos fármacos que controlem a dor crônica.

Em sua apresentação, Thiago Mattar Cunha apresentou estudos recentes realizados por seu grupo, onde aponta a via das kinureninas, em particular as enzimas dessa via, como sendo fundamentais para o desenvolvimento da dor crônica neuropática, o que leva a sugerir que sejam novos alvos farmacológicos.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

 

10 de dezembro de 2019

Aplicações de ressonância da rotação eletrônica de alta frequência

O IFSC/USP recebeu no dia 10 de dezembro, um colóquio extraordinário com a presença do Dr. Petr Neugebauer, do Instituto de Tecnologia da Europa Central, Universidade de Tecnologia de Brno, Brno, República Tcheca.

Após uma breve história do apresentador para ajudar o público a seguir suas etapas científicas no desenvolvimento da Espectroscopia de Ressonância Eletromagnética de Alta Freqüência (HFESR), o foco da apresentação foi o estado atual do HFESR e suas limitações, um método considerado uma ferramenta essencial no campo do magnetismo molecular, onde os sistemas moleculares são candidatos à produção de armazenamento de dados de alta densidade, bem como bits quânticos para avançar no campo da computação quântica.

Neugebauer ccomentou, ainda, as descobertas recentes de seu grupo, que demonstraram a valiosa contribuição do HFESR na avaliação da qualidade da produção em massa de materiais modernos de estado sólido, por exemplo, grafeno e outros compostos 2D.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Acompanhe a transmissão ao vivo, no dia do colóquio (sextas-feiras às 10h30).

 

YouTube

 

IPTV-USP

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..