Descoberta de novos antivirais contra Covid-19 e outras doenças emergentes através do modelo “Open Science”
O pesquisador, Dr. André Schützer de Godoy, do “AI-driven Structure-enabled Antiviral Platform (ASAP)” foi o palestrante de mais um colóquio realizado por nosso Instituto no dia 29 de setembro.
O consórcio COVID MOONSHOT formou-se espontaneamente durante os meses iniciais da COVID-19, e hoje conta com mais de 130 pesquisadores e cerca de 30 instituições acadêmicas, ONG’s e parceiros privados.
O objetivo do grupo de pesquisa do Dr. André Godoy, através do modelo open-science e financiamento filantrópico, foi desenvolver uma nova terapia contra o SARS-CoV-2, que seja segura, ativa por via oral, acessível e simples de administrar.
Além disso, o grupo buscou garantir que esse tratamento seja de manufatura simples e livre de qualquer propriedade intelectual, garantindo que seja imediatamente e globalmente acessível, especialmente em países de baixa renda.
Além de novos candidatos, esse projeto produziu uma rica base de dados para planejamento de novos antivirais contra coronavírus.
Agora, seguindo o mesmo modelo, o grupo continua a sua jornada para desenvolver antivirais contra outros vírus emergentes, como Zika, MERS, dengue, entre outros, através do consórcio AI-driven Structure-enabled Antiviral Platform (ASAP), um dos centros de descobertas de novos antivirais financiados pelo National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) da NIH – Estados Unidos.
(Rui Sintra – jornalista)