Colóquios IFSC – Colloquium Diei

Notícias
8 de novembro de 2019

Bioeletroquímica e as reações de transferência de elétrons em proteínas

A edição do programa Colloquium diei, promovido pelo Instituto de Física de São Carlos e relativo ao dia 08 de novembro, teve como palestrante convidado o Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho (IQSC/USP), Coordenador do Laboratório de Bioeletroquímica e Interfaces da USP e Vice-Coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP – Polo São Carlos, que apresentou o tema Bioeletroquímica e as reações de transferência de elétrons em proteínas.

Em sua apresentação, Frank Crespilho enfatizou o fato de que na última década, a Bioeletroquímica de proteínas redox tem se ocupado com grandes questões na ciência, tais como produzir bioenergia diretamente de um carboidrato, converter energia solar em energia elétrica de forma eficiente e com baixo custo, localizar um problema genético evitando a formação de um tumor, detectar níveis de açúcares no sangue instantemente para o controle da diabetes e acelerar reações químicas que demorariam anos para ocorrer (bioeletrocatálise).

Em sua palestra, Crespilho apresentou o estado-da-arte, os fundamentos e as aplicações das reações de transferência de elétrons em proteínas, com ênfase nas áreas de bioenergia e bioeletrônica molecular, com recentes resultados obtidos  nos laboratórios do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP).

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

2 de novembro de 2019

Prof. Cléber Mendonça (IFSC/USP) no “Colloquium diei”

O Prof. Cléber Mendonça, docente e pesquisador do IFSC/USP, foi o palestrante convidado em mais uma sessão do programa Colloquium diei realizado no dia 1º de novembro, subordinado ao tema Fotônica não-linear: Pulsos ultracurtos no desenvolvimento de tecnologias emergentes.

Em sua apresentação, Cléber Mendonça destacou que a Fotônica não-linear, embora ainda seja uma área em pleno desenvolvimento, vem recebendo enorme atenção devido ao seu potencial, tanto para a geração de novas tecnologias, quanto para o entendimento de aspectos fundamentais da interação da luz com a matéria no regime de altas intensidades.

Esta área tem sido impulsionada pelo desenvolvimento de lasers com pulsos de ultracurtos, os quais apresentam altas intensidades de pico e larga banda espectral. O impacto tecnológico da Fotônica se faz presente desde dispositivos para comunicações ópticas até aplicações em medicina, tendo ainda relevante repercussão  econômica em nível mundial.

Neste colóquio, o palestrante apresentou os esforços que vem sendo realizados no Grupo de Fotônica do IFSC/USP no desenvolvimento de novos materiais fotônicos, assim como na produção de estruturas fotônicas com pulsos de femtossegundos, desde a fabricação de estruturas 3D para fotônica integrada, incluindo micro-lasers e guias não lineares, até o desenvolvimento de plataformas para Biofotônica, visando aplicações em sensores, testes de fármacos e estudos de aspectos fundamentais do desenvolvimento de células e bactérias em micro-ambientes.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

25 de outubro de 2019

Programa “Colloquium diei” aborda “Embraer & Inovação”

Quais são os cenários atuais da Embraer e como a empresa se tem estruturado para os constantes desafios que são colocados frente a um mercado mundial cada vez mais dinâmico. Este foi um dos destaques do colóquio apresentado pelo Engº Renato Gandolfi (Embraer), palestrante convidado na última edição do programa “Colloquium diei” (IFSC/USP) que ocorreu no dia 25 de outubro, subordinado ao tema “Embraer & Inovação”.

O palestrante sublinhou, em sua apresentação, que o conceito de inovação na Embraer não destoa de seu passado e visão de futuro, características que contribuem para a constante adequação da empresa e arrojo para seguir em frente.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

20 de outubro de 2019

Empreendedorismo e inovação tecnológica: mola propulsora da economia

O Prof. Jarbas Caiado Neto, docente e pesquisador de nosso Instituto, é um profissional que desde sempre se preocupou com o empreendedorismo nacional,identificando a área como essencial para o desenvolvimento nacional, principalmente em termos do crescimento e consolidação da economia.

Coube a ele dissertar sobre o tema Empreendedorismo e inovação tecnológica: mola propulsora da economia moderna, em mais uma edição do programa Colloquium diei, apresentado no dia 18 deste mês.

O palestrante discutiu a ciência, tecnologia e inovação como geradora de riqueza e enorme impacto que ela provoca no mundo económico. A nova economia se caracteriza pela criação de riqueza, em oposição a economia tradicional, aonde a riqueza passa de mão em mão, com resultado de soma zero. Para Jarbas Neto, As características das empresas de tecnologia abrem um enorme espaço para os nossos físicos recém formados.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

 

11 de outubro de 2019

No IFSC/USP: colóquio com o Prof. Nelson G. C. Astrath (UEM)

Listening to light reflections from liquids and solids: detection of elastic waves driven by the momentum of light foi o tema de mais um colóquio inserido na iniciativa Colloquium diei, promovido pelo IFSC/USP apresentado no dia 11 do corrente mês pelo Prof. Dr. Nelson G. C. Astrath, docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O palestrante possui Graduação (2001), Mestrado (2003), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2007) em Física pela Universidade Estadual de Maringá e Pós-Doutorado em Física pelo Institute for Fuel Cell Innovation, National Research Council Canada – IFCI-NRC (2008).

Atuou como Research Associate no IFCI-NRC (2009) e como Prof. Visitante na Utah State University (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Física – Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento teórico e experimental das técnicas fototérmicas (Lente Térmica, Espelho Térmico, Espectroscopia Fotoacústica, Efeito Miragem) para o estudo de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de sólidos não cristalinos e líquidos; Pressão de Radiação em sólidos e líquidos; Estudo de reações fotoquímicas em materiais aquosos e óleos combustíveis; Desenvolvimento de novos materiais vítreos para geração de luz laser, luz branca e foto-conversores.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

4 de outubro de 2019

Colóquio “Comportamentos Emergentes em Redes Complexas”

O Prof. Tiago Pereira, docente e pesquisador do ICMC/USP, foi o palestrante convidado em mais uma edição do Colloquium diei promovido pelo IFSC/USP no dia 04 deste mês.

Subordinado ao tema Comportamentos Emergentes em Redes Complexas, o docente lançou várias questões para abordar diretamente o tema. Porque batemos palmas em uníssono? Por que milhares de vaga-lumes piscam em uníssono? Por que centenas de crianças japonesas tiveram crise epilética enquanto assistiam um episódio do desenho Pokemon?

Para Tiago, a sincronização é a resposta destas questões. Uma série de fenômenos que ocorrem de forma  síncrona acontecem espontaneamente – quase como se a natureza desejasse ordem.  Fenômenos de sincronização espontânea estão conectados pelo mesmo tema matemático: a emergência espontânea de ordem no caos.

Neste colóquio exploraram-se algumas contribuições recentes para o tema escolhido.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Acompanhe a transmissão ao vivo, no dia do colóquio (sextas-feiras às 10h30).

 

YouTube

 

IPTV-USP

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..