27 de outubro de 2023

Laboratório Nacional de Agro-fotônica (Lanaf)

A Drª Débora Milori (EMBRAPA) foi a palestrante convidada do colóquio do IFSC/USP ocorrido no dia 27 de outubro, tendo dissertado sobre o “Laboratório Nacional de Agro-fotônica”. A pesquisadora apresentou o Laboratório Nacional de Agro-fotônica (Lanaf),  localizado na Embrapa Instrumentação, em São Carlos, criado em 2021 para fortalecer a área de fotônica aplicada à agricultura, ao meio ambiente e à agroindústria. É um dos onze laboratórios integrantes do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Sisfóton-MCTI) e foi planejado para atuar em toda a cadeia de produção de alimentos, desde a análise de insumos, atividade agrícola, sustentabilidade ambiental, industrialização e/ou comercialização.

Segundo a palestrante, a missão do Lanaf é contribuir para a segurança alimentar e para a segurança do alimento brasileiro, buscando aumento da confiança dos consumidores e abertura de novos mercados internacionais.

Organizado no modelo de laboratório multiusuários, reúne uma equipe multidisciplinar com profissionais de Centros de Pesquisa da Embrapa, de universidades e da iniciativa privada, realizando pesquisas para o desenvolvimento de métodos, equipamentos e sensores que utilizem técnicas ou dispositivos fotônicos, tais como técnicas espectroscópicas, como infravermelho, LIBS (Espectroscopia de Emissão Óptica com Plasma Induzido por Laser), fluorescência e técnicas de imagens e as aplicações podem atender a demanda tanto para avaliação em laboratório como para o campo.

A Drª Débora Milori apresentou, em sua palestra, alguns resultados de pesquisa do Lanaf, tanto em parceria com universidades, como em projetos de inovação aberta com startups e empresas do agro.

(Rui Sintra – jornalista)