24 de novembro de 2023

O Prof. José Leonardo Luiz (IFSC/USP) foi o palestrante convidado de mais um colóquio promovido pelo nosso Instituto e que ocorreu no dia 24 de novembro, tendo dissertado sobre o tema “Química medicinal e descoberta de fármacos para doenças tropicais negligenciadas”.

As doenças tropicais negligenciadas (DTNs) são um grupo de 20 enfermidades que afetam mais de 1 bilhão de pessoas, principalmente aquelas que vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica em regiões tropicais e subtropicais do mundo.

Entre as DTNs, a leishmaniose, causada por mais de 20 espécies de protozoários do gênero Leishmania, causa mais de 1 milhão de novos casos a cada ano.

A doença de Chagas, por sua vez, é endêmica na América Latina. Causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, a doença afeta cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo.

As alternativas terapêuticas para ambas as doenças são insatisfatórias e, portanto, há urgência para o desenvolvimento de novos medicamentos que apresentem maior eficácia e segurança.

A integração de métodos em Química Medicinal é uma abordagem moderna para planejar novos candidatos a fármacos para o tratamento destas doenças.

Neste colóquio, o palestrante abordou o uso de estratégias em Química Medicinal baseadas na estrutura do ligante e do receptor, a otimização múltipla de parâmetros, e como estas abordagens têm sido exploradas em projetos dedicados ao desenvolvimento de novas entidades químicas para DTNs.