17 de novembro de 2023

Em mais um colóquio promovido pelo nosso Instituto, ocorrido no dia 17 de novembro, a palestrante convidada foi a Profª Kate Blanco, do próprio IFSC/USP, que dissertou sobre o tema “Perspectivas para o uso da terapia fotodinâmica na redução da resistência antimicrobiana”.

Nesta apresentação, a palestrante abordou a aplicabilidade e eficácia da terapia fotodinâmica contra microrganismos, incluindo cepas resistentes a antibióticos.

A Profª Kate apresentou os mecanismos de ação da terapia fotodinâmica e como estes diferem dos tratamentos tradicionais, oferecendo potencial redução no risco de desenvolvimento de resistência. Ela discutiu, também, o desenvolvimento de novos fotossensibilizadores com maior seletividade e eficácia, bem como estratégias para a entrega direcionada desses compostos.

Além disso, a convidada explorou a interação da terapia fotodinâmica com outras abordagens terapêuticas para tratamentos mais eficazes de infecções resistentes, sendo que, para isso, foi igualmente apresentada a aplicabilidade da terapia fotodinâmica em diferentes contextos clínicos, incluindo os desafios atuais e as direções futuras para a pesquisa em terapia fotodinâmica.

(Rui Sintra – jornalista)