7 de outubro de 2016

Self-Interacting Dark Matter and CDM Small Scale Potential Problems

As evidências da existência de matéria escura e os potenciais problemas que ela poderia enfrentar em pequenas escalas foram discutidos pela Profa. Dra. Ivone Freire da Mota e Albuquerque, do Instituto de Física da USP (IF/USP), durante a palestra Self-Interacting Dark Matter and CDM Small Scale Potential Problems, que ocorreu na manhã do dia 7 de outubro, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do tradicional programa de colóquios intitulado Colloquium diei.

IVONE_250No IF/USP, a Profa. Ivone desenvolveu o bacharelado, o mestrado e o doutorado, tendo atuado como pesquisadora na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), na Universidade de Chicago (EUA), no Fermi National Accelerator Laboratory (EUA) e na Universidade de Rutger (EUA). Atualmente, Ivone Albuquerque integra o corpo docente do IF/USP, onde trabalha principalmente nas áreas de física de partículas elementares e campos, lidando com temáticas como matéria escura, neutrinos, raios cósmicos de altíssimas energias, partículas e extensões de modelo padrão.