2 de janeiro de 2013

O registro impresso dos pioneiros da física

Na última sexta-feira, 14 de dezembro, reuniram-se, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Prof. Sérgio Mascarenhas”, docentes, ex-docentes, alunos e servidores do IFSC para prestigiar o lançamento do livro “A física em São Carlos”, de autoria de Roberto Mendonça Faria (IFSC/USP) e Francisco Rolfsen Belda (Unesp).

Na cerimônia de lançamento, que durou cerca de uma hora e meia, CAPA_DO_LIVRO-300os autores apresentaram, com um pouco mais de detalhes, os desafios e a satisfação em registrar, nas 206 páginas do livro, a memória do Instituto de Física de São Carlos, dentro de sua contextualização histórica, abrangendo, inclusive, as primeiras décadas da física no Brasil e, especificamente, na cidade de São Carlos, passando por tópicos como o intercâmbio e qualificação dos pesquisadores, as contribuições à física e a expansão da física na USP de São Carlos.

Pouco depois disso, os pioneiros da física em São Carlos que estiveram presentes no evento foram homenageados. O diretor do IFSC, Antonio Carlos Hernandes, além de brindes personalizados do Instituto, entregou-lhes estatuetas dos “Pioneiros da Física”.

Logo após, foi feita a distribuição gratuita do livro recém-lançado aos presentes. Um coquetel, realizado no andar térreo do IFSC, encerrou o evento oficialmente.

Para conhecer a intenção do escultor da estátua “Pioneiros da Física”, Antonio de Sant’Anna Galvão Leite, clique aqui.

Veja abaixo algumas imagens do lançamento do livro.

Lancamento-teste

Lancamento-1