5 de outubro de 2012

O inventor do raio-X

Wilhelm Conrad Röntgen foi um físico que se destacou por suas descobertas relacionadas ao estudo de calores específicos de gases, condutividade térmica de cristais e a descoberta do raio-X. Mas, o começo de carreira do ganhador do Nobel de Física de 1901 não foi dos melhores.

WilhelmNascido em 27 de março de 1845, em Lennep (Alemanha), aos três anos mudou-se para Apeldoorn, na Holanda, para estudar no internato Institute of Martinus Herman van Doorn. Lá, não mostrou nenhuma aptidão, a não ser o amor pela natureza. Mas, desde então, já se destacava por sua habilidade com invenções mecânicas.

Em 1865, ingressou na Universidade de Utrecht, para estudar física, mas não conseguiu credenciais suficientes para permanecer como aluno regular. Foi quando prestou exames na Polytechnic at Zurich e ingressou no curso de Engenharia Mecânica. Apenas quatro anos depois, conquistou o título de doutor na Universidade e tornou-se o assistente de August Kundt, físico alemão que teve grande influência sobre toda sua vida acadêmica.

Cinco anos depois disso, em 1874, tornou-se o conferencista da Lecturer at Strasbourg University e, um ano depois, foi nomeado docente da Academia de Agricultura de Hohenheim, em Württemberg. E as conquistas não pararam por aí.

Em 1876, depois de recusar diversos convites para lecionar física nas universidades de Jena e Utrecht, ele aceitou o convite da University of Würzburg. Em 1900, recebeu uma cadeira de presidente na University of Munich, proposta encaminhada ao físico pelo governo da Baviera (para suceder ao físico, Eugen Von Lommel, conhecido pelas equações de Lommel e função de Lommel), cargo que ocupou pelo resto de sua vida.

O primeiro grande trabalho de Wilhelm Conrad Röntgen foi publicado em 1870, no qual dissertava sobre os calores específicos de gases. Tal trabalho foi seguido de muitos outros, que também se destacaram, entre eles condutividade térmica de cristais, características elétricas e outras características do quartzo, influência da pressão sobre os índices de refração de vários fluidos etc.

Mas, o grande destaque de sua carreira deu-se em 1895, quando o físico estudava os fenômenos que acompanham a passagem de uma corrente elétrica através de um gás de pressão extremamente baixa e descobriu o raio-X.

Tal descoberta rendeu ao físico diversas homenagens. Várias ruas de cidades com o nome de Wilhelm passaram a ser comuns e uma lista completa de prêmios, medalhas e honorários também fizeram parte das homenagens, como, por exemplo, a medalha da Sociedade Real de Rumford.

Em 1872, o físico casou-se com a sobrinha do poeta Otto Ludwig, Anna Bertha Ludwig, de Zurique, mas não tiveram filhos. Em 1887, o casal adotou uma menina de seis anos, Josephine Bertha Ludwig.

Vítima de uma carcinoma no intestino, Wilheml faleceu em 10 de fevereiro de 1923, mas é, até hoje, um dos grandes marcos da história científica do mundo e o inspirador de diversos trabalhos importantes na física.