14 de outubro de 2016

Mini-course on tissue engineering

Nos dias 10 e 11 de outubro, decorreu na sala de seminários do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) o Mini-course on tissue engineering, que foi ministrado pelo Prof. Dr. Ram Sharma, professor assistente do departamento de engenharia química da Universidade de Bath (Reino Unido).

A engenharia de tecidos é um campo interdisciplinar que reúne princípios da engenharia, biologia celular e medicina, com a finalidade de desenvolver terapias baseadas em células e sistemas para uso em tecidos de pele. Nesse minicurso, o Prof. Ram discutiu técnicas atuais e conceitos utilizados no desenvolvimento de sistemas de engenharia de tecido.

O curso foi dividido em duas partes: na primeira, o docente falou a respeito de células, biomoléculas e suportes para a engenharia de tecido; na segunda, Ram abordou, por exemplo, a síntese de biomateriais, a caracterização de biointerface, o transporte e a evolução celular, bem como a migração de células.

7 de outubro de 2016

Mini course on Tissue Engineering