19 de junho de 2019

Leandro Viscardi em seminário no “High Energy Physics”

Ocorreu no dia 19 de junho mais um seminário integrado no ciclo “High Energy Physics”, promovido pelo IFSC/USP. O palestrante foi o pesquisador Leandro Viscardi (IFSC/USP), que dissertou sobre o tema Férmions em QCD na rede.

A formulação de rede da cromodinâmica quântica (QCD) é uma ferramenta indispensável para analisar as propriedades de baixa energia da QCD. Neste seminário, o palestrante descreveu a formulação de Wilson na rede, tendo-se calculado o espectro de hádrons como uma aplicação de interesse.

Leandro apresentou desde a formulação de integral de trajetória da teoria quântica de campos, até alcançar a teoria proposta por Wilson da QCD. Também descreveu algumas técnicas computacionais e a análise estatística de dados que são fundamentais para a determinação de observáveis físicos. Para o cálculo do espectro de hádrons foi usada a aproximação quenched, que consiste em negligenciar os efeitos de loops de quarks do vácuo. Também empregou apenas dois quarks degenerados, correspondendo às duas espécies de quarks leves presentes na teoria. Ao final do seminário, o palestrante conseguiu estimar as massas do méson rho e do próton.