19 de junho de 2015

ENEM é aprovado no Conselho de Graduação

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou ontem, dia 18 de junho, a introdução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como alternativa à Fuvest, vestibular tradicional da instituição. Para entrar em vigor, a medida precisa passar por avaliação do Conselho Universitário (CO), cuja próxima reunião ocorrerá no próximo dia 23 de junho.

De acordo com a proposta que já tinha sido feita pela Pró-Reitoria de Graduação, cada unidade definiu quais cursos adotarão o sistema, assim como a quantidade de vagas e demais critérios.

A proposta da pró-Reitoria colocada para avaliação de cada unidade é a reserva de 15% das vagas para alunos de escolas públicas através do Enem.

Com o avanço dos debates, a expectativa é que o uso do Enem já esteja valendo no próximo processo seletivo.

A necessidade de revisão do processo seletivo já tinha sido apontada pelo reitor, Marco Antonio Zago, logo após a sua posse no começo do ano passado, onde defendeu a criação de mecanismos adicionais de ingresso na USP.