Notícias

18 de junho de 2015

Dinâmica de transporte de fotossensibilizadores é tema de palestra

Decorreu na tarde do dia 18 de junho, mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde o pesquisador Renan Arnon Romano, mestrando do Instituto, apresentou a palestra Dinâmica de transporte de fotossensibilizadores em células por meio de microscopia confocal e espectroscopia de fluorescência correlacionada.

RENAN_ROMANO_350Nos últimos anos, os estudos sobre técnicas fotônicas não-invasivas têm ganhado destaque devido à grande preocupação com a saúde. Nestes estudos, o uso de fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica desempenha um papel fundamental para os avanços da área e tem sido utilizado com sucesso em diversas aplicações, tais como na remoção de contaminantes ambientais, descontaminação de alimentos e tratamento de infecções localizadas, infecções fúngicas, acnes e câncer.

Apesar de tal sucesso, a dinâmica de transporte dessas substâncias fotossensíveis nos alvos a serem tratados ainda não é um processo completamente compreendido. Assim, torna-se importante estudar a dinâmica de difusão e entrada destes fotossensibilizadores em células e bactérias. Neste âmbito, Romano discutiu um projeto cujo objetivo é utilizar técnicas, como, por exemplo, microscopia confocal e espectroscopia de fluorescência correlacionada (Fluorescence Correlation Spectroscopy – FCS), de modo a compreender tal transporte em bactérias gram-positivas e gram-negativas, pesquisando diferenças na dinâmica de difusão entre elas.

Além disso, Renan Romano explicou que, com este projeto, espera-se caracterizar e modelar toda a dinâmica de transporte destes fotossensibilizadores em bactérias gram-positivas e gram-negativas, buscando encontrar diferenças entre os grupos de modo a possibilitar a seletividade de um único grupo de interesse para terapia fotodinâmica.

Romano, que graduou-se em física pelo IFSC, atualmente realiza o seu mestrado no Grupo de Óptica do nosso Instituto. Além disso, já fez estágio na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, em  São Carlos, onde desenvolvia modelos para características físicas e químicas de solos, através de técnicas espectroscópicas e de imagens. Aliás, o jovem pesquisador tem experiência na área de reconhecimento de padrões e geração de modelos estatísticos multivariados, bem como em instrumentação óptica.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..