18 de junho de 2015

Dinâmica de transporte de fotossensibilizadores é tema de palestra

Decorreu na tarde do dia 18 de junho, mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde o pesquisador Renan Arnon Romano, mestrando do Instituto, apresentou a palestra Dinâmica de transporte de fotossensibilizadores em células por meio de microscopia confocal e espectroscopia de fluorescência correlacionada.

RENAN_ROMANO_350Nos últimos anos, os estudos sobre técnicas fotônicas não-invasivas têm ganhado destaque devido à grande preocupação com a saúde. Nestes estudos, o uso de fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica desempenha um papel fundamental para os avanços da área e tem sido utilizado com sucesso em diversas aplicações, tais como na remoção de contaminantes ambientais, descontaminação de alimentos e tratamento de infecções localizadas, infecções fúngicas, acnes e câncer.

Apesar de tal sucesso, a dinâmica de transporte dessas substâncias fotossensíveis nos alvos a serem tratados ainda não é um processo completamente compreendido. Assim, torna-se importante estudar a dinâmica de difusão e entrada destes fotossensibilizadores em células e bactérias. Neste âmbito, Romano discutiu um projeto cujo objetivo é utilizar técnicas, como, por exemplo, microscopia confocal e espectroscopia de fluorescência correlacionada (Fluorescence Correlation Spectroscopy – FCS), de modo a compreender tal transporte em bactérias gram-positivas e gram-negativas, pesquisando diferenças na dinâmica de difusão entre elas.

Além disso, Renan Romano explicou que, com este projeto, espera-se caracterizar e modelar toda a dinâmica de transporte destes fotossensibilizadores em bactérias gram-positivas e gram-negativas, buscando encontrar diferenças entre os grupos de modo a possibilitar a seletividade de um único grupo de interesse para terapia fotodinâmica.

Romano, que graduou-se em física pelo IFSC, atualmente realiza o seu mestrado no Grupo de Óptica do nosso Instituto. Além disso, já fez estágio na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, em  São Carlos, onde desenvolvia modelos para características físicas e químicas de solos, através de técnicas espectroscópicas e de imagens. Aliás, o jovem pesquisador tem experiência na área de reconhecimento de padrões e geração de modelos estatísticos multivariados, bem como em instrumentação óptica.