26 de junho de 2014

IFSC recebe USP-Filarmônica e Coral

O dia 25 de junho ficou marcado por um grande evento cultural, integrado nas comemorações do 80º aniversário da USP e no 20º aniversário do Instituto de Física de São Carlos.

Tratou-se de um concerto FILO-11com a USP-Filarmônica e de seu Coral, oriundos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), constituídos por docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, servidores e colaboradores daquela unidade uspiana, sob a regência dos maestros Rubens Russomanno Ricciardi e José Gustavo Julião de Camargo, um espetáculo que decorreu a partir das 20 horas no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), com entrada gratuita.

No evento, assistido por uma audiência de cerca de 500 pessoas que lotaram por completo o Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, foram interpretadas obras de Bach, Händel, Purcell, Lupicínio Rodrigues, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Mozart e Haydn, com a participação de integrantes do Coral da USP-Filarmônica, com destaque para a interpretação dos solistas Riane Benedini (flauta), Natanael Tomás (trompete), Tâmara Caetano, Tatiana Castanheira (sopranos), Gildo Legure (contratenor), David Araujo (tenor) e Alexandre Mazzer (barítono), todos alunos de graduação e pós-graduação pertencentes à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Fora do programa estipulado, a surpresa veio da atuação conjunta – verdadeiramente fantástica – da Profa. Andrea Reis (Odontologia da USP-RP) e de Fernando Portari, considerado o melhor tenor brasileiro de todos os tempos, que foram aplaudidos de pé.

Este concerto foi transmitido ao vivo pela IPTV

O programa deste concerto esteve organizado da seguinte forma:

DOWNLOAD DO PROGRAMA ORIGINAL

Johann Sebastian Bach (1685-1750):

Quia fecit mihi magna, aria do Magnificat (BWV 243), com o barítono Alexandre Mazzer (aluno de graduação da FFCLRP-USP);

Deposuit, potentes de sede, aria do Magnificat (BWV 243), com o tenor David Araujo (aluno de graduação da FFCLRP-USP);

Georg Friedrich Händel (1685-1759):

Piangerò la sorte mia, aria de Cleópatra da ópera Giulio Cesare in Egitto (HWV 17), com o soprano Tamara Caetano (aluna de graduação da ECA-USP);

Henry Purcell (1659-1695):

Sound the trumpet, dueto da cantata Ode for Queen Mary’s birthday, com o soprano Tâmara Pereira (aluna de graduação da FFCLRP-USP) e o contratenor Gildo Legure (aluno de pós-graduação do IA-UNICAMP e aluno de graduação da FFCLRP-USP);

Lupicínio Rodrigues (1914-1974) – em homenagem pelo centenário de seu nascimento:

Felicidade (arranjo de Rubens Russomanno Ricciardi), com o soprano Tâmara Pereira (aluna de graduação da FFCLRP-USP) e o contratenor Gildo Legure (aluno de pós-graduação do IA-UNICAMP e aluno de graduação da FFCLRP-USP), com a participação de Gustavo Silveira Costa e José Gustavo Julião de Camargo (duo solista de viola caipira);

José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (17??-1805):

Antífona de Nossa Senhora, com o soprano Tatiana Castanheira e o tenor David Araújo, apresentando o Coral da USP-Filarmônica (monitoria de Alexandre Mazzer) – pesquisa do Serviço de Edição e Difusão de Partituras do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP;

Gradual de Nossa Senhora, apresentando o Coral da USP-Filarmônica (monitoria de Alexandre Mazzer) – pesquisa do Serviço de Edição e Difusão de Partituras do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP;

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791):

Concerto em Sol maior para flauta e orquestra (KV 313), com a solista Riane Benedini (aluna de graduação da FFCLRP-USP);

I – Allegro maestoso;

II – Adagio ma non troppo;

III – Rondeau – Tempo di Menuetto;

Franz Joseph Haydn (1732-1809):

Concerto em Mi bemol maior para trompete e orquestra (Hob. 1), com o solista Natanael Tomás (trompetista da OSRP);

I – Allegro;

II – Andante;

III – Allegro;

Confira, abaixo, imagemns de alguns dos momentos deste sensacional evento cultural.

FILO-01

FILO-02