19 de junho de 2019

Dia 21/06 – Teatro Municipal de São Carlos: “Concertos Petrobras-EPTV”

Régis Pasquier – violino

No próximo dia 21 de junho, pelas 21h00, no Teatro Municipal de São Carlos (consulte a bilheteria do Teatro).

Os Concertos Petrobras-EPTV estão de volta, dando continuidade a sua proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior do Estado de São Paulo.

A temporada 2019 começa com três concertos, a serem realizados nas cidades de São Carlos, Araraquara e Santos, respectivamente nos dias 21, 22 e 23 de Junho. As apresentações têm patrocínio do Ministério da Cidadania e da Petrobras.

No palco estarão o violinista francês Régis Pasquier e o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring. O quarteto vai executar duas obras fundamentais do repertório de câmara: o “Quarteto Rosamunde” de Schubert e o “Quarteto de cordas em fá maior Op. 35” de Ravel

Franz Schubert (1797-1828) compôs seu “Quarteto em lá menor Nº 13” em 1824. Entre os quinze quartetos de cordas que escreveu, este foi o único a ser apresentado publicamente antes de sua morte. É uma obra-prima, marcada por um clima de tragédia, depressão e desespero, reflexo da vida sombria de Schubert na época da composição. O apelido “Rosamunde” vem do segundo movimento, no qual o compositor usa um tema que escreveu um ano antes quando compôs música incidental para uma peça com o título “Rosamunde, Princesa de Chipre”.

Maurice Ravel (1875-1937) tinha 28 anos quando escreveu seu primeiro e único quarteto de cordas – que dedicou a Gabriel Fauré, de quem era aluno de composição no Conservatório de Paris. Embora na época o quarteto tenha sido objeto de severas críticas, é hoje reconhecido como obra-prima do período impressionista. A obra, estruturada em quatro movimentos, incorpora os diversos estilos do vocabulário musical do compositor e revela maestria no tratamento rítmico e harmônico. Destaque-se a sólida unidade temática, com os dois temas principais do primeiro movimento retornando sob formas diferentes nos três outros.

Régis Pasquier, violino

Régis Pasquier é um dos grandes violinistas franceses em atividade, com uma intensa agenda de concertos em todo o mundo. Músico de prestígio internacional, tem sonoridade ampla, fraseado sempre rigorosamente preciso e técnica notável. Qualidades que são valorizadas por seu extraordinário instrumento, um violino Joseph Guarnerius (Del Gesu) Cremona, de 1734. Foi por seis considerado melhor solista do ano na França e obteve o Prêmio Especial da Nova Academia do Disco. De 1985 a 2011 foi professor de violino no Conservatório Nacional de Música de Paris.

Pablo de León, violino / Horácio Schaefer, viola / Roberto Ring, violoncelo

O núcleo musical do projeto Concertos Petrobras-EPTV é o trio formado por Pablo de León, violino, Horácio Schaefer, viola, e Roberto Ring, violoncelo. Desde sua criação, em 2001, o grupo já realizou mais de 700 concertos. Os três músicos pertencem à elite da música clássica brasileira. Pablo de León é spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Horácio Schaefer é chefe do naipe das violas da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Roberto Ring integrou a Orquestra Sinfônica de Campinas, a OSESP, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos e, nos últimos anos, tem intensa atividade como músico de câmara.