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2 de junho de 2015

Curso de difusão: Educação, Cidade e Patrimônio

O Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá irá promover entre os dias 27 de junho e 08 de julho do corrente ano, no horário compreendido entre as 09 e as 12 horas, o Curso de Difusão Educação, Cidade e Patrimônio: Conteúdos Metodologias e Práticas.

O intuito CURSO175é estabelecer um espaço de partilha de saberes e experiências entre educadores de diferentes perfis interessados na discussão das relações possíveis entre os campos do patrimônio cultural e da educação — e especialmente nas possibilidades e desafios do estabelecimento de experiências educativas no espaço urbano, em meio à rica trama de práticas, representações e objetos que constitui o patrimônio cultural urbano.

Nos debates, que serão promovidos ao longo do processo, os participantes serão também estimulados a discutir suas práticas e os contextos nos quais atuam, bem como as potencialidades de tais espaços para a relação entre a educação e o patrimônio cultural.

A ministrante do curso será Samira Bueno Chahin, arquiteta e urbanista (FAU-USP), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Universidade da Salamanca) e mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (FAU-USP), com pesquisa sobre os lugares das práticas educativas nas Escolas Modernas, anarquistas, de São Paulo e Barcelona. Atualmente segue com as investigações sobre as concepções de cidade presentes em discursos educacionais.

Quanto ao programa deste curso, estará dividido em três módulos, a saber:

Módulo-1: (27/6, sábado – 29/6, segunda-feira – 30/6, terça-feira – 1/7, quarta-feira) Teoria por detrás de uma trajetória – Em paralelo à discussão das relações entre educação e patrimônio, os participantes serão estimulados a explorarem a Casa de Dona Yayá e a promoverem uma reflexão sobre as atividades educativas aí promovidas.

Módulo-2: (2/7, quinta-feira – 3/7, sexta-feira – 4/7, sábado) Cidade como lugar de educação – Discussão da temática da “educação fora da sala de aula”, em busca da experiência urbana como eixo de aprendizado, abordando desde a escola peripatética dos gregos às experiências anarquistas, bem como a construção da recente ideia de “cidade educadora”.

Módulo-3: (6/7, segunda-feira – 7/7, terça-feira – 8/7, quarta-feira) Práticas – Os participantes compartilharão experiências e serão estimulados a construírem propostas de educação articuladas à questões de patrimônio e experiência urbana.

Este curso, gratuito, tem a duração de 30 horas e está condicionado a apenas 30 vagas, podendo os interessados se inscrever até ao dia 14 de junho.

Para se inscrever, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação

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