4 de setembro de 2013

Candidato a reitor faz apresentação de propostas no IFSC

A Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, tomou a inédita iniciativa de se antecipar a todas as outras Unidades e realizar um painel com os quatro candidatos já declarados ao cargo de reitor da maior universidade do país e da América-Latina.

A iniciativa tem o objetivo de criar oportunidade para que cada candidato possa se apresentar de forma formal á comunidade e explanar suas propostas, linhas programáticas de gestão e projetos de futuro para a USP.

Este painel iniciou-se na tarde do dia 27 de agosto, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), com a presença de um dos quatro candidatos a reitor, o docente da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP), Hélio Nogueira da Cruz, atual vice-reitor da instituição.

Nos 47 minutos que durou sua apresentação e antes mesmo que fosse aberto o habitual período para questões, o atual vice-reitor da USP dissertou sobre cinco tópicos principais: a USP hoje, o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, inclusão social, equilíbrio econômico-financeiro e estrutura de poder.

Helio_Nogueira_da_CruzNa primeira parte da apresentação, o candidato destacou o crescimento contínuo da USP, comprovado por sua ascensão em indicadores internacionais. Enfatizou a notoriedade da universidade nas pesquisas e como elas são de suma importância para o avanço do país.

Ainda neste tópico, Hélio fez a ligação entre atividades de cultura e extensão ao crescimento e inovação da USP e do Brasil, como um todo. Mencionou alguns números da universidade (quantidade atual de docentes, funcionários e alunos, número de teses e dissertações etc.) e, novamente, deu destaque à evolução positiva nos rankings internacionais, nos quais a USP tem ganhado destaque anualmente.

Depois dessa explanação, a discussão seguinte girou em torno do Plano de Desenvolvimento Institucional, foco principal da apresentação de Hélio. Sobre esse assunto, ele destacou que as bases para tais plano serão as propostas sugeridas pela Comissão de Avaliação Permanente (CPA), da qual, inclusive, Hélio foi o presidente. No entanto, fez questão de enfatizar que esse é um modelo aberto a negociações. “Esse planejamento é aberto a inovações e a intenção principal é atender às demandas da sociedade”.

Outro importante assunto destacado durante a apresentação foi o plano de inclusão social do candidato a reitor, inclusive no que se refere ao ensino e à pesquisa. Neste tópico, Hélio enfatizou a “sustentabilidade dos projetos” e destacou o aumento de vagas em cursos de graduação, os cursos que serão inaugurados brevemente na USP, e fez uma ressalva: “Mesmo que esse seja um crescimento pequeno, as propostas vêm sendo feitas com muito critério, para que seja possível dar conta, pelo menos, das necessidades imediatas”.

Ainda sobre a inclusão social na USP, Hélio falou sobre propostas de aumento de bolsas de estudos e, novamente, sobre o aumento das atividades de cultura e extensão, mencionando ações pontuais, como a reforma do Hospital Universitário e o melhoramento de museus de ciência.

Sobre o equilíbrio econômico-financeiro da USP, Hélio fez comentários sobre a autonomia financeira da universidade graças aos recursos provenientes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e falou sobre como tal autonomia pode ser mantida. Sobre este tópico específico, Hélio demonstrou preocupação, uma vez que a USP, hoje, gasta mais do que arrecada. “Saber usar a autonomia significa equilíbrio financeiro, também”, disse.

Para tal equilíbrio, Hélio defendeu o fortalecimento e valorização do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (CRUESP) e enfatizou, também, o investimento em recursos humanos,  defendendo novas etapas para os planos de carreira de funcionários e docentes.

Finalmente, no último tópico enumerado pelo candidato, estrutura de poder, Hélio falou sobre o fortalecimento do Conselho Universitário (CO), das Unidades e Departamentos, com grande ênfase na ideia de descentralização. “Sem descentralização, o crescimento fica mais difícil”, declarou.

Antes de finalizar sua apresentação, Hélio fez algumas considerações finais, todas relacionadas às propostas já mencionadas anteriormente. Comcluiu, afirmando que a USP dispõe de recursos para implementar seus projetos, ou seja, tem um quadro funcional e intelectual de qualidade e a garantia de recursos financeiros. Porém, ressaltou que para saber lidar com os diversos desafios que se colocam à frente é preciso muita cautela e, principalmente, dedicação.

Para acessar a apresentação de Hélio Nogueira da Cruz, clique aqui.

Breve currículo

Graduado em economia pela Universidade de São Paulo, Hélio Nogueira da Cruz é, atualmente, professor titular da USP, membro do conselho da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, membro do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, colaborador da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE/SP) e membro do conselho da Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas.

Próximas apresentações*

3 de setembro, 14 horas, anfiteatro “Jorge Caron” (EESC/USP): Vahan Agopyan (professor titular da Escola Politécnica e atual reitor de pós-graduação);

10 de setembro, 14 horas, anfiteatro “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP): José Roberto Cardoso (professor titular e atual diretor da Escola Politécnica);

17 de setembro, 14 horas, anfiteatro “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP): Marco Antonio Zago (professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e atual pró-reitor de pesquisa).

Todas as apresentações serão transmitidas on-line, através do sistema IPTV/USP (www.iptv.usp.br)

*a ordem de apresentação dos candidatos foi feita por sorteio