16 de junho de 2015

As muitas faces da Ressonância Magnética

Na sequência do sucesso alcançado com a realização do 15º Nuclear Magnetic Resonance Users Meeting, um evento que ocorreu entre os dias 08 e 12 de junho, TJB2015-300em Angra dos Reis (RJ), sob os auspícios da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) promoveu no dia 17 de junho um minissimpósio subordinado ao tema As muitas faces da ressonância Magnética, um evento que contou com a presença de alguns dos mais importantes pesquisadores internacionais que participaram na jornada realizada no Rio de Janeiro.

Coordenado pelos docentes do IFSC/USP, Profs. Eduardo Ribeiro de Azevedo e Tito José Bonagamba (atual diretor de nossa Unidade), este minissimpósio teve a particularidade de confrontar ideias e trabalhos nas diversas áreas da ressonância magnética e facultar um diálogo profícuo entre os pesquisadores do IFSC/USP que se dedicam a esta área do conhecimento, com seus colegas estrangeiros, fortalecendo colaborações já existentes entre alguns dos pesquisadores presentes e iniciar novas interações.

Iniciando o evento, o diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, fez a apresentação institucional do Instituto, tendo igualmente apresentado e sumarizado a missão do Grupo de Ressonância Magnética, tendo destacado a figura do saudoso Prof. Horácio Carlos Panepucci.

Desta forma, o evento contou com as seguintes presenças e apresentações:

Carel Windt (Institute of Bio and Geosciences – Germany – NMR for the Plant Science – Engineering for Sensor – like, Outdoor Use;

Michael Ryan Hansen (Westfälische Wilhelms – Universität M6unster – Germany) – Molecular packing and Dynamics in Functional Organic Materials from Solid-State NMR;

Dimitrios Sakellarion (CEA – France) – Interface between High and Low Field NMR;

Gunnar Jescke (ETH Switzerland) – What EPR Spectroscopy could tell on Glasses;

Michael Garwood (University of Minnesota – USA) – far out Experiments in MRI using FM Pulses;

Tatyana Smirnova (Rússia).

CAREL_WINDT-250

MICHAEL_RYAN_HANSEN-250

DIMITRIOS_SAKELLARION-250

GUNNAR_JESCHKE-250

MICHAEL_GARWOOD-250

TATYANA_SMIRNOVA-250

O 15º Nuclear Magnetic Resonance Users Meeting, ocorrido no Rio de Janeiro, contou com uma participação massiva de pesquisadores do IFSC/USP, principalmente nos setores de gestão do evento. Com o Prof. Eduardo Ribeiro de Azevedo inserido no Comité Organizador, coube aos docentes Alberto Tannús, Claudio José Magon e Fernando Fernandes Paiva desempenharem funções no Comité Científico.

Por último, outro destaque relativo a esse evento foi a conquista do 2º lugar na apresentação de pôsteres pelo aluno do IFSC/USP, Everton Lucas de Oliveira, com o trabalho intitulado Translational Diffusion Of Nuclear Spins In Porous Media: A Computational Physics Approach To Understand Nmr Data (CONFIRA AQUI O POSTER PREMIADO).