14 de dezembro de 2016

A nova era da revolução cognitiva

O Século XXI está se caracterizando por uma revolução ccognicaoompletamente das outras que constituíram o próprio processo evolutivo da humanidade e do seu personagem principal – o Homo-sapiens-sapiens. A diferença que presenciamos é de natureza qualitativa sob o ponto de vista epistemológico. E, portanto, muito mais radical: não é uma questão de quantidade, é uma mudança da natureza conceitual e operacional.

Vamos direto aos pontos de interesse.

CONHECIMENTO é o conteúdo obtido por experimentação ou modelagem teórica sobre a natureza em geral. É muito diferente de COGNIÇÃO, que é o processo pelo qual nos apropriamos desses conhecimentos. Um terceiro elemento é através de que MECANISMOS se realiza a cognição: para a Ciência e Biologia através de sistemas materiais constituídos de átomos e moléculas que estruturam os sentidos, dentre os quais o principal no caso dos homens e animais são constituídos por neurônios ou concentrados nos cérebros, ou distribuídos por todos os corpos.

Na linguagem usual, a capacidade cognitiva de um ser humano ou animal, é resumida no termo inteligência, embora a quantificação e os vários tipos de inteligências sejam áreas de contínuas pesquisas e discussões nas quais não entraremos aqui. Nosso objetivo é mais amplo: perguntar, no Século XXI, com a riqueza de novas tecnologias, como as da Era Digital, que ampliam extraordinariamente a COGNIÇÃO E OS SEUS MÚLTIPLOS PROCESSOS COGNITIVOS, que novas forças e processos, computanecessariamente com fortes impactos evolutivos, estão atuando?

Como tudo isso vai impactar o ser humano e as sociedades? É talvez a questão mais candente do Século atual! No fundo pode se perguntar diretamente e sem rodeios; esses bilhões de celulares, computadores, seus hardwares e softwares o que estão fazendo com a humanidade, conosco, com nossas crianças? Quem já viu uma criança que, mesmo antes de falar, já ludicamente atua num joguinho no celular, sabe que alguma mudança revolucionária está ocorrendo com seu processo cognitivo. Essa criança não é da mesma natureza cognitiva que as outras. Ela pensa de maneira nova e diferente! Assim como a evolução do caçador-coletor para o homem sedentário da revolução agrícola, e deste sucessivamente para a revolução industrial e atual era digital, essa drástica mudança da Cognição vai levar – já está levando – a humanidade a outros destinos. Esses neurônios dessas novas crianças estarão se organizando em novas circuitarias e, portanto, em novos processos de Cognição. A única maneira que nós, adultos, teremos para acompanhar essa Revolução Cognitiva, é reconhecê-la e reconhecer que somente a Educação Continuada Dinâmica nos livrará de um enorme abismo Cognitivo Geracional!

Poderemos, creio, falar de degenerescência cognitiva intergeracional, como falamos de Alzheimer ou Parkinson… Isso aponta, a meu ver, para o enorme perigo que corremos, no Brasil atual, em desprezar a educação em ciência, tecnologia e inovação, como está se fazendo agora em nome de cortes necessários para satisfazer a banca internacional. Pior ainda mais com o envelhecimento acelerado da população!

idosos

IDOSOS, UNI-VOS ÀS NOVAS CRIANÇAS, AOS CELULARES E COMPUTADORES, PARA UMA VELHICE COM DIGNIDADE COGNITIVA!!!

(Crônica publicada no jornal “Primeira Página” – edição 12/12/2016)

(Por: Prof. Sérgio Mascarenhas – Academia Brasileira de Ciências / Presidente Honorário/SBPC – Docente e Pesquisador do IFSC/USP)