30 de abril de 2019

Aula especial para ingressantes do Curso de Engenharia Aeronáutica

A chegada de novas alunas e novos alunos em nossas Unidades de Ensino e Pesquisa é sempre um momento muito especial para a Universidade de São Paulo. Após êxito no vestibular, elas e eles se apresentam aos cursos da USP com enorme orgulho e muita motivação, sendo responsabilidade dos docentes atuar de forma profissional, didática e acolhedora nas salas de aula, com destaque para as disciplinas que são oferecidas para outras Unidades. Este é o caso dos cursos de física oferecidos pelo IFSC/USP para as alunas e aos alunos da EESC/USP.

No caso específico do Laboratório de Física Geral I, os temas das primeiras práticas desta disciplina, caso não sejam bem explorados, podem trazer monotonia às aulas, desmotivando os alunos logo nos primeiros dias na USP.

Com o intuito de motivar alunas e alunos de Engenharia Aeronáutica do Curso de Laboratório de Física Geral I, foi oferecida uma aula especial no dia 22 de abril de 2019.

Entre as práticas já realizadas, foi abundantemente discutido o tema “Medidas Físicas”. Ciente da importância deste tema para a Aeronáutica, o docente deste curso, Prof. Tito J. Bonagamba (IFSC/USP), convidou o Prof. Jorge Henrique Bidinotto, do Departamento de Engenharia Aeronáutica (EESC/USP), para proferir uma palestra sobre “Medidas Físicas em Aviões”. O título escolhido para a palestra foi “Unidades de Medida”.

Durante agradáveis duas horas, o Prof. Bidinotto, de forma bastante integrada com as aulas que as alunas e os alunos tiveram com o Prof. Bonagamba, discorreu didaticamente e de forma abundante sobre vários tópicos associados a medidas físicas na aviação. Foi um momento de grande importância para as alunas e os alunos, pois puderam ouvir de um docente experiente da área a relevância dos tópicos apresentados no Curso de Laboratório Geral de Física I, que são usados em sistemas de controle de voo de aeronaves modernas.

A experiência foi um sucesso, pois o Prof. Bidinotto foi muito aplaudido.

Para o sucesso da atividade, o Prof. Bonagamba contou com o apoio do técnico Carlos Nazareth Gonçalves e do monitor Adriano Fernandes. Também prestigiou a aula especial o Prof. Jean Claude M’Peko, do IFSC/USP.

Para o Prof. Jorge Henrique Bidinotto “O contato do aluno com áreas mais específicas da engenharia já nos primeiros meses do curso é fundamental para o amadurecimento do estudante e uma melhor formação acadêmica, expondo-o a atividades mais próximas àquelas que ele vai encarar nos últimos anos do curso e na própria vida profissional. Iniciativas como essa podem ajudar ainda na redução da evasão, que é um grave problema em todos os cursos de engenharia na atualidade”.

O Prof. Bonagamba lembra que este tipo de atividade já foi realizado duas vezes no semestre passado, com o mesmo êxito (confira AQUI e AQUI).