26 de junho de 2015

USP discute divulgação científica

Ocorrerá nos próximos dias 10 e 11 de julho, no Parque CienTec, da USP, em São Paulo, o I Seminário Internacional de Políticas Universitárias de Difusão Científica e Educação em Ciências – Ciência à Vista, um evento realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e proreitoria_cultura_e_extensaoExtensão da Universidade de São Paulo e que terá como foco os museus de ciência e a difusão da ciência, reunindo, em seu redor, os principais nomes ligados à difusão científica do Brasil e do exterior, que trocarão experiências e apresentarão resultados em suas áreas de atuação.

A abertura do evento contará com palestras retratando alguns destaques museológicos mundiais vindos da Espanha, Inglaterra e Irlanda, seguindo-se mesas de debate com temáticas específicas nas áreas de arquitetura de museus de ciências, mediação com o público e financiamento e gestão.

Para o coordenador do evento, o Pró-Reitor Adjunto de Cultura da USP, João Marcos de Almeida Lopes, trata-se de uma oportunidade rara para conhecer experiências variadas de uma forma mais próxima, colocando os participantes em contato direto com os palestrantes, por forma a facilitar um debate para a formulação de novas propostas, passíveis de serem aproveitadas por todos.

A programação completa deste seminário está organizada da seguinte forma:

Dia 10/07

08h30 – Recepção;

09h30 – Abertura;

10h00 – Ciência à Vista! – I Seminário Internacional de Políticas Universitárias de Difusão Científica;

10h15 – Vocações e “provocações”: propostas museológicas e museográficas;

10h30 – Sarah Durcan, Science Gallery – Irlanda;

11h15 – Jo Quinton-Tulloch, National Media Museum – Inglaterra;

12h00 – Jorge Wagensberg, Cosmocaixa – Espanha;

12h40 – Debate e questões;

13h00 – Almoço;

14h30 – Ciência no espaço: propostas de arquitetura para museus de ciências (mediação);

14h45 – Ricardo Pisanelli, Museu Catavento;

15h30 – Leandro Medrano, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP;

16h15 – Daniela V. Coelho, Base 7;

17h00 – Marcelo Ferraz, Brasil Arquitetura;

17h40 – Debate e questões contemporâneas (mediação Hussam El Dine Zaher – Museu de Zoologia da USP) João Marcos de Almeida Lopes – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP/São Carlos e Estação Ciência da USP);

Dia 11/07

08h30 – Recepção;

09h30 – A mediação e o protagonismo do público (mediação Alessandra Bizerra – Parque;

9h45 – Martha Marandino, Faculdade de Educação da USP;

10h25 – Stelio Marras, Instituto de Estudos Brasileiros da USP;

11h05 – Yurij Castelfranchi, Universidade Federal de Minas Gerais;

11h45 – Debate e questões;

12h05 – Almoço;

13h30 – Novas estratégias para um velho problema: financiamento e gestão de museus ciências (mediação Fabio Dias – Parque CienTec da USP);

13h45 – Douglas Falcão, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;

14h25 – Francisco Vidal Luna, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa;

15h05 – Diego Bevilaqua, Museu da Vida – FIOCRUZ;

15h45 – Diógenes de Almeida Campos, Academia Brasileira de Ciências;

16h25 – Debate e questões;

16h45 – Resultado das Sessões CienTec da USP) Discussão sobre as Políticas Universitárias de Difusão Científica / Questões / Considerações Finais;

18h00 – Encerramento;

A participação no evento é gratuita para todos os interessados, estando condicionada a 75 vagas. Será oferecido almoço aos participantes inscritos e disponibilizada tradução simultânea.

Para obter mais informações ou fazer sua inscrição, clique AQUI.