Notícias

19 de junho de 2015

USP integra movimento internacional da ONU

A USP foi uma das dez universidades mundiais escolhidas para fazer parte do movimento solidário ElesPorElas [HeForShe], desenvolvido pela UN Women, instituição das Nações Unidas dedicada a projetos na área de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres., sendo a única universidade latino-americana selecionada.

O ElesPorElas é um movimento global de solidariedade, que convoca pessoas ao redor do mundo para desenvolver iniciativas e advogar pela igualdade de gêneros.

O projeto faz parte do programa Impacto 10x10x10, lançado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro deste ano, que reúne 30 líderes mundiais em três setores – público, privado e academia. As Universidades são selecionadas a partir de critérios baseados em sua reputação ética, excelência no serviço público, relevância e alcance global e a boa vontade em usar sua influência para comandar e inspirar mudanças no ensino superior.

Além das missões tradicionais das Universidades, relacionadas com ensino, pesquisa e extensão, a USP deve ter um papel significativo para promover o progresso social da região. A educação universitária representa uma oportunidade especial para contribuir para a mudança de comportamento, como a erradicação da violência e todos os tipos de discriminação, destaca o reitor da USP, Marco Antonio Zago.

Uma das principais iniciativas da USP, que integra o projeto da ONU, é a criação do Programa USP Mulheres, que será coordenado pela professora da Faculdade de Medicina (FM), Lilia Blima Schraiber. A docente é responsável por um grupo de pesquisas que desenvolve estudos e intervenções sociais voltadas à violência, gênero e práticas de saúde.

Esse programa, que terá um escritório no campus de São Paulo, será responsável pela coordenação do relacionamento entre a Administração da Universidade e a comunidade universitária e a proposição e implementação de iniciativas e projetos voltados para a igualdade de gêneros.

A USP também estabelecerá uma linha de pesquisa interdisciplinar para desenvolver estudos voltados para a diversidade dos aspectos de gênero e o papel do gênero no desenvolvimento urbano. Essa linha será desenvolvida em programas já existentes; em centros de pesquisa da Universidade, como o Núcleo de Estudos da Violência e o Centro de Estudos da Metrópole, e como parte de um novo programa de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados.

Além da USP, as nove Universidades selecionadas para o Impacto 10x10x10 foram a Georgetown University; University of Hong Kong; University of Leicester; Nagoya University; Oxford University; Sciences Po; Stony Brook University (of the State University of New York); University of Waterloo; e University of the Witwatersrand.

Está previsto, para o segundo semestre de 2016, um encontro internacional com a participação das dez universidades, que terá como tema Erradicando a violência contra as mulheres nos campi universitários.

(Com onformações da Assessoria de Comunicação da USP)

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..