Notícias

29 de maio de 2015

“Ensemble Mentemanuque” lota Teatro Municipal de São Carlos

Qualquer evento musical trazido pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), de onde emerge a conhecida e prestigiada USP Filarmônica, é sinônimo de lotação esgotada no Teatro Municipal de São Carlos. Tem sido assim desde março último, mês em que se iniciou a série de apresentações denominada Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, e o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), com a participação ativa do IFSC/USP, através de seu diretor, Prof. Dr. Tito José Bonagamba e do presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Prof. Valtencir Zucolotto, e ainda com o indispensável apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos, através do seu presidente Prof. João Marcos de Almeida Lopes.

Comprovando o que é citado acima, uma vez mais o Teatro Municipal de São Carlos registrou lotação esgotada na noite de 27 de maio último, na concretização de mais um concerto, desta vez protagonizado pelo Ensemble Mentumanuque, grupo de música de câmara do Departamento de Música da FFCLRP-USP, um evento que congregou, igualmente, uma homenagem póstuma ao saudoso Prof. Dietrich Schiel, fundador e líder, por vários anos, do CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural, da Universidade de São Paulo, integrante do grupo musical Ad Libitum, excepcional cravista e grande apaixonado pelo ensino de ciências e pela música.

Homenagem póstuma ao Prof. Dietrich Schiel

Coube ao diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, dar o tom da simples, mas significativa homenagem ao Prof. Schiel (falecido em 27 de outubro de 2012), em um discurso que, por ter sido breve, não deixou de transmitir a todos a emoção, saudade, respeito e admiração da comunidade do IFSC/USP pelo Prof. Schiel, principalmente para a viúva do homenageado Mirjam Schiel, que fez questão de assistir ao concerto, acompanhada por seus familiares, e ainda para o Prof. Valter Líbero, atual diretor do CDCC, igualmente presente.

Em seu discurso, o diretor do IFSC recordou a criação, em 1980, da então designada Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural – hoje, o CDCC – , estrutura que tem oferecido, continuamente, desde o início de suas atividades, excelentes contribuições para a comunidade de alunos e professores dos ensinos fundamental e médio de São Carlos e região, sempre com o apoio de docentes e alunos da USP e da parceria existente, desde longa data, com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um sucesso que está intimamente ligado às enormes contribuições que o saudoso Prof. Dietrich Schiel fez por quase três décadas.

SCIEL-500

Estamos aproveitando o dia de hoje para homenageá-lo, porque, para quem o conheceu mais de perto, teve a oportunidade de apreciar outra característica importante do Prof. Schiel, sua grande dedicação à música, com destaque especial para sua habilidade musical, em parceria com o seu instrumento preferido, o cravo, que foi muito utilizado nas suas apresentações com o grupo “Ad Libitum”, sublinhou Bonagamba, acrescentando que o famoso instrumento – cravo – iria estar em destaque nesse concerto, executado pelo maestro do Ensemble Mentemanuque, Prof. Rubens Russomano Ricciardi.

Por outro lado, o diretor do IFSC/USP fez questão de enaltecer as comemorações do 21º aniversário do IFSC/USP, que se projeta como uma das Unidades da Universidade de São Paulo que mais se aproximam da sociedade brasileira, oferecendo produtos e serviços que permitem o desenvolvimentotitoconc-250 nacional e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Destacamos, por exemplo, seu feito mais recente, sob a liderança do Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, com a inauguração da Unidade de Terapia Fotodinâmica da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, tendo como finalidade tratamento oncológico gratuito de excelente qualidade. Outro exemplo de contribuição para a sociedade são-carlense foi o tomógrafo de ressonância magnética, utilizado na Santa Casa por vários anos, construído sob a liderança do também saudoso Prof. Horácio Carlos Panepucci, ex-diretor do IFSC, que hoje empresta honrosamente seu nome ao Hospital Escola de São Carlos, destacou Bonagamba.

Já no final de seu discurso, Tito José Bonagamba lembrou, saudosamente, a época onde, em parceria com o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. – atual vice-diretor do IFSC/USP -, foram dos primeiros monitores do Prof. Schiel atuando no CDCC e, orgulhosamente, após acompanhar suas apresentações com o cravo, ajudavam a transportar seu valioso instrumento: No meu caso específico, minha principal atividade musical era, tão só, carregar o instrumento, não tocá-lo. Hoje, ainda tenho a honra de estar realizando essa tarefa, agora, orgulhosamente, ajudando a trazer não somente os instrumentos, mas também os músicos para São Carlos, dentro da série de Concertos USP/ Prefeitura Municipal, sob o comando do estimado Prof. Rubens Russomano Ricciardi, que daqui a pouco assumirá a regência deste concerto, enfatizou o dirigente, com bom humor.

Mais um concerto memorável

No que diz respeito ao concerto, propriamente dito, ele contou com a participação de oito solistas instrumentistas – todos eles alunos e ex-alunos dado Departamento de Música da FFCLRP-USP -, que interpretaram obras de Luís Álvares Pinto, Giulio Caccini, Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Georg Händel, Gottfried Stölzel, Johan Sebastian Bach e de Wolfgang Amadeus Mozart, com a particularidade de terem sido acompanhadas, no cravo, pelo Maestro Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi, que também foi o responsável pela a regência.

Assim, apresentaram-se Walison Lenon de Oliveira Souza (percussão), Gilberto Ceranto Junior e Ivan Rodrigues (violinos), Miguel Stamato (viola), Walisson Higor da Cruz (violoncelo), Lincoln Mendes (contrabaixo), e as vozes espetaculares de Tamara Pereira (soprano) e Gildo Legure (contratenor).

CANTORES-500

Histórico do Ensemble Mentemanuque

Fundado em 1993, por Rubens Russomanno Ricciardi, Diósnio Machado Neto e Domingos Iunes Elias, e, desde então, sob direção artística de Rubens Russomanno Ricciardi, o Ensemble Mentemanuque é um grupo de música de câmara voltado principalmente à divulgação da música brasileira contemporânea e a recuperações histórico-musicológicas, numa relação indissociável entre composição, interpretação/execução e pesquisa musical.

Constituído inicialmente por solistas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), o Ensemble Mentemanuque também conta, desde 2002, com os solistas (docentes, alunos e funcionários) do Curso de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP (Escola ENSEMBLE-300de Comunicações e Artes da USP).

Finalmente, desde 2011, o Ensemble Mentemanuque passa a ser integrado por solistas do Departamento de Música da FFCLRP-USP e em especial, da USP-Filarmônica. Desde 2012, suas atividades estão também estreitamente relacionadas com o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da FFCLRP-USP.

No exterior, o Ensemble Mentemanuque já se apresentou na Sala de Concertos da Academia de Música da Basiléia (Suíça); no Teatro Municipal de Münster (Alemanha) em trabalho conjunto com a Universidade de Münster; no Teatro Savoia, pela prestigiosa série de concertos da Associazione Amici della Musica – Walter De Angelis em Campobasso (Itália); no Museu Internacional de Cerâmica de Faenza (Itália) e no Teatro Municipal de Cento (Itália), em trabalho conjunto com a Escola de Música Municipal de Faenza – sempre com repertório de música brasileira e, em especial, com apresentação de obras dos compositores da USP de Ribeirão Preto.

No Brasil, o Ensemble Mentemanuque já se apresentou em Ribeirão Preto (Casa do Advogado, SESC, Teatro Municipal, Theatro Pedro II, Centro Cultural Capela da USP, Sala de Concertos da Tulha e Auditório da FDRP-USP), São Paulo (Centro Cultural São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso, MASP e Teatro Anchieta do SESC-Consolação), Prados (Lira Ceciliana), Tiradentes (Matriz de Santo Antônio), Santos (Teatro Municipal e Teatro Guarany) e São Carlos (Auditório Sérgio Mascarenhas do IFSC-USP).

O Ensemble ENSEMB-200Mentemanuque está em processo de edição e gravação de seu primeiro CD, dedicado às modinhas brasileiras editadas por Theodor Lachner (1826) no Anexo musical do livro Viagem no Brasil de Martius & Spix, pela série Coleção USP de Música do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP.

A série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos conta com os apoios do Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Marco Antonio Zago, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, através da Pró-Reitora Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos, através do seu presidente Prof. João Marcos de Almeida Lopes, Prefeitura Municipal de São Carlos, através do Prefeito, Paulo Altomani, e do Coordenador de Artes e Cultura de São Carlos, Roberto Mori Roda, Instituto de Física de São Carlos, através de seu diretor, Prof. Tito José Bonagamba e do Prof. Valtencir Zucolotto, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), através do seu Diretor, Prof. Fernando Luís Medina Mantelatto.

Para dia 24 de junho, pelas 20 horas, também no Teatro Municipal de São Carlos, está marcado mais um concerto, desta vez com a USP Filarmônica, cuja programação será divulgada em breve.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..