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18 de maio de 2015

Trabalhos do IFSC selecionados para 2ª etapa

22_SIICUSPO Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) é um programa de iniciativa que da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP realizado com o objetivo divulgar resultados de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras universidades.

Em sua 22ª edição, a comissão coordenadora do SIICUSP selecionou para 2ª etapa do Simpósio de 10 a 15% dos trabalhos inscritos, sendo que quatro deles são autoria de alunos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que concorrerão a premiações especiais, caso estejam entre os 20% de trabalhos que serão selecionados na 2ª fase.

Sobre os trabalhos do IFSC selecionados

Cursando Ciências Físicas e Biomoleculares no IFSC, o estudante Nicolau Barbosa Palma Filho, orientado pela docente Ana Paula Ulian de Araujo, inscreveu no SIICUSP seu trabalho sobre pesquisas realizadas com Septinas (SEPT), proteínas responsáveis pelo último estágio de divisão celular- a citocinese.

SIICUSP-NicolauNicolau trabalhou com cinco mutantes da Septina 3 (SEPT3) analisando os efeitos das mutações na interação da SEPT3 com a SEPT7. Os experimentos realizados por Nicolau trouxeram três resultados principais: formação de dímeros da SEPT3, interferência de uma das mutações na interface G da SEPT3 e a desestabilização na formação de tetrâmeros.

Outro trabalho selecionado foi o da estudante do curso de Licenciatura em Ciências Exatas Maria Eduarda Vizotto, orientada pela docente Nelma Regina Bossolan e co-orientada pela educadora Gislaine Costa, e que teve como foco a alfabetização científica a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas de São Carlos, em espaços não formais de educação, neste caso no Espaço Interativo de Ciências (EIC/USP), coordenado pela docente do IFSC Leila Beltramini. “Quisemos trabalhar com diversos experimentos com foco no método científico, ou seja, trabalhar no levantamento de hipóteses, experimentação, obtenção de resultados e discussão”, explica Maria Eduarda.

SIICUSP-Maria_EduardaDentro dessa proposta, diversas temáticas científicas foram trabalhadas com os alunos durante as 28 atividades realizadas no decorrer do curso, que durou um ano, além de cinco outras atividades complementares. “Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014, eles também apresentaram à comunidade algumas atividades realizadas durante o nosso curso. Outra atividade complementar foi um workshop realizado no próprio EIC, no qual os alunos tiveram chance de apresentar trabalhos que desenvolveram durante o curso, colocando em prática diversos ensinamentos, inseridos dentro de nossa proposta experimental”, relembra a estudante.

Atualmente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), o estudante Andreas Munte Foerster trabalha ativamente também no EIC. Também com foco na alfabetização científica de alunos do ensino fundamental e médio, Andreas é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do software “Série parasitas: malária”. “Um dos projetos do EIC foca no desenvolvimento de mídias interativas para auxiliar no ensino sobre doenças negligenciadas brasileiras. Quando comecei a participar desse projeto, o software sobre a malária e Doença de Chagas já estavam prontos. Com a minha entrada, passamos a trabalhar na atualização dos softwares já existentes, utilizando o programa Unity 3D na criação do software da malária”, recorda o aluno.

De acordo com Andreas, o projeto levou em consideração importantes detalhes relacionados à doença para a produção da mídia interativa, inclusive no que diz respeito à fauna e flora originais da região Norte do Brasil, na qual se encontra o maior número de casos da malária no Brasil.

SIICUSP-_AndreasO quarto trabalho do IFSC selecionado para 2ª etapa do SIICUSP é de autoria do estudante de Bacharelado em Física Ciro Thadeu Tomazella Ferreira. Orientado pela docente Cibelle Celestino Silva, o trabalho teve como foco a história da Ciência, mais especificamente aos fatos históricos relacionados ao físico e químico Michael Faraday, que realizou diversos estudos na área de eletroquímica e é considerado um dos maiores experimentadores da história da Ciência. “Pretendo aplicar esse trabalho no futuro, ministrando aulas para cursos de graduação. Através de um episódio histórico, quero explorar algumas questões relacionadas à filosofia da ciência que, normalmente, não são abordadas durante as aulas”, afirma Ciro.

Ele conta que, durante a graduação, teve a disciplina “História da Física” e que foi a partir daí que se deu conta de que coisas novas poderiam ser exploradas através do viés filosófico, “não necessariamente da Ciência em si, mas sim de seu funcionamento”, afirma.

Planos e projeções

Por se tratar de projetos de iniciação científica, não é de se surpreender que os quatro alunos queiram dar continuidade às pesquisas realizadas até o momento.

Nicolau diz que pesquisa com Septinas trazem uma boa colaboração para estudos na área, já que pouco se sabe sobre a misteriosa proteína que alguns acreditam ser a chave para se desvendar algumas doenças, como Mal de Alzheimer, por exemplo. “Uma vez que alguém realiza esse tipo de trabalho, mais conhecimentos serão acumulados, e isso é sempre bom, principalmente quando se trata de estudos que ainda têm muitas lacunas”, conta Nicolau.

SIICUSP-_CiroCiente da importância desse estudo, ele diz que pretende dar continuidade ao mesmo futuramente, quando já tiver concluído a graduação. “Já até comecei outra parte do projeto, tentando cristalizar o complexo da SEPT3 com a SEPT7, dessa vez sem os mutantes”, adianta.

Maria Eduarda conta que o feedback que teve dos avaliadores do SIICUSP, ainda durante a primeira etapa, foi positivo. “Uma das avaliadoras, que é professora do curso de enfermagem, disse que atividades como a nossa são aplicadas, inclusive, no ensino universitário”, conta. “Acredito que essas atividades sejam importantes para trazer aos participantes até mesmo uma pequena orientação vocacional”.

Andreas conta que, num primeiro momento, esteve envolvido somente com a parte de programação da Série parasitas: malária, sendo que a parte gráfica coube ao estudante de Bacharelado em Física do IFSC Yvan Cezarino Fernandes. “Ir para segunda fase do SIICUSP é um mérito que dou ao trabalho em equipe que foi realizado nesse projeto”, afirma Andreas, que já está envolvido em outro projeto que tem como objetivo a construção de um jogo, e não somente de uma mídia interativa, ainda dentro da temática de doenças negligenciadas. “Quando entrei no projeto, eu não sabia programar muito bem, não conhecia as ferramentas necessárias para isso e também. Pude perceber minha evolução durante a participação no projeto, bem como da equipe com a qual trabalhei”, comemora o aluno.

Já Ciro, quando questionado sobre o mérito de seu trabalho, acredita que o que tenha chamado atenção dos avaliadores tenha sido o tratamento teórico de entidades inseridas no contexto científico. “Quando se pensa na aplicação de estudos nas áreas de exatas, é possível realizá-las sem dar atenção ao contexto social onde foram produzidos. Eu penso que para se ter uma visão mais madura do que é a ciência e qual papel ela exerce na vida das pessoas, ter conhecimentos sobre a história da ciência é algo muito importante”, finaliza o estudante.

Para saber mais sobre o SIICUSP, acesse http://www.usp.br/siicusp/22siicusp/

Imagens: pela ordem, Nicolau, Maria Eduarda, Andreas e Ciro

Assessoria de Comunicação

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Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
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