5 de setembro de 2016

6ª SIFSC – Semana Integrada do IFSC/USP

A 6ª edição da SIFSC– Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos, que ocorrerá entre os dias 03 e 07 do próximo mês de outubro, está já no seu processo final de organização, constituindo, uma vez mais, um dos grandes destaques anuais do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Incentivar os alunos a mergulharem nas diversas áreas do conhecimento em física, mostrar as grandes oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho aos formados em física, dar a conhecer as potencialidades do Instituto e incentivar os alunos de pós-graduação a apresentarem seus trabalhos a grupos de pesquisadores e avaliadores: estes são, em suma, os principais objetivos de um evento já tradicional no IFSC/USP e que congrega em torno de si os alunos de graduação e de pós-graduação da Unidade.

Vinícius Aurichio (aluno de pós-graduação) e Humberto Ribeiro Souza (aluno de graduação) são dois dos membros da organização e não escondem seu entusiasmo por levar adiante este desafio. “Estamos bastante motivados, principalmente agora que a data se aproxima. Esta SIFSC-2016 será, simultaneamente, um desafio para nós, já que a programação deste evento é muito intensa e diversificada, com uma série vasta de palestras que serão apresentadas não só por docentes do próprio IFSC/USP, como, também, por pesquisadores convidados, oriundos de diversas instituições nacionais.”, comenta Vinícius.

O primeiro dia da SIFSC-2016 irá começar com dois workshops: um dedicado à pós-graduação, outro diretamente voltado à iniciação científica e, ainda, o Simpósio de Iniciação Científica da USP, já com um escopo bem mais abrangente. Quanto aos dias 04 e 05 de outubro, a programação prevê o credenciamento dos participantes, a realização de palestras e mesas redondas com professores, workshops e, ainda, a realização de minicursos, destacando-se alguns encontros com representantes de renomadas empresas nacionais que discorrerão e irão sanar dúvidas relativamente ao mercado de trabalho e à atuação do formado em física no setor produtivo.

par500

Humberto Souza e Vinicius Aurichio

Toda a programação dedicada aos dias 06 e 07 de outubro estará focada em manifestações culturais, que, segundo Humberto Souza, constituirá um destaque à parte. “Dessa programação, eu destacaria o dia 06 de outubro, onde será apresentado o Show de Talentos, um evento que vai apresentar a todos os participantes as potencialidades e habilidades dos nossos colegas, principalmente nas artes, seja no campo musical, na dança, ou em outras atividades. Será bem divertido podermos ver o “outro lado” daqueles que cotidianamente estão ao nosso lado, discutindo conceitos, trocando anotações e estudando diversas matérias. Outro destaque será aquele que preparamos para o dia 07 de outubro, com a apresentação do Coral do ICMC, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), que certamente será, em termos culturais, um ponto alto do evento”.

Outra iniciativa bem curiosa ocorrerá na madrugada do dia 05 para dia 06 de outubro, nas salas contíguas ao Espaço de Convivência “Prof. Horácio Panepucci” (LEF/IFSC/USP), com a realização da denominada Noite Nerd, uma noite inteira dedicada aos “viciados” em jogos online.

Em substituição à tradicional apresentação através de pôsteres, nesta 6ª edição da SIFSC os alunos inscritos apresentarão seus trabalhos oralmente, perante os docentes e pesquisadores, o que acarretará maiores responsabilidades. Contudo, parece que o receio de dialogar com os mestres não será assim tão grande, pelo menos tendo em consideração o número de trabalhos já inscritos – 280 -, dando corpo exatamente a um dos objetivos deste evento, que é preparar os alunos para uma maior interação, mais complexa e refinada.

As inscrições para a 6ª SIFSC estarão abertas até dia 1º de outubro.

Para conferir a programação da 6ª SIFSC e/ou para se inscrever no evento, clique AQUI.

2 de setembro de 2016

6ª SIFSC – Semana Integrada do IFSC/USP