23 de outubro de 2014

XXVII SIPAT atrai grande número de participantes

A XXVII Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2014, uma iniciativa que abrange todas as unidades do Campus USP de São Carlos, teve início no dia 20 de outubro e decorre até o dia 24, sendo que nos dois primeiros dias foram apresentadas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos, as palestras sobre exercícios físicos no ambiente de trabalho e rotina e monotonia. Assuntos envolvendo planejamento e brigadas de incêndio em locais de grande aglomeração de pessoas Samuel1-250também são destaques na programação da SIPAT 2014.

No período da manhã do dia 20, a Profa. Dra. Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez, docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ministrou o seminário Exercício Físico no Ambiente de Trabalho: Efeitos para a Saúde do Trabalhador, uma apresentação promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), enquanto que no dia seguinte, igualmente no período da manhã, o psicólogo Thiago de Almeida apresentou a palestra que se subordinou ao tema Rotina e Monotonia para os Relacionamentos, especialmente dedicada à comunidade do IFSC-USP, tendo se registrado grande número de participantes em ambas as iniciativas.

O foco da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho não é apenas sobre acidentes, conforme afirma Samuel Alvarez, membro do comitê organizador do SIPAT e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Instituto de Física de São Carlos (CIPA-IFSC). Na sua opinião, o bem-estar do profissional também é de extrema importância e a palestra de Thiago trouxe “motivação” para que os desafios diários sejam enfrentados, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal, seja através de relacionamentos com amigos ou familiares. O seminário não foi voltado somente à questão dos acidentes. O Thiago trabalhou bastante com diversos aspectos do cotidiano, como, por exemplo, os relacionamentos íntimos, ou a monotonia, Dilceli1-250que precisam de tratamento, conta. Samuel ressalta sua satisfação com o resultado do evento no IFSC-USP, que recebeu aproximadamente 90 participantes no dia 21. O número de público ultrapassou todas as nossas expectativas. Ainda realizaremos o SIPAT em outras unidades da USP e acredito que o número de funcionários e docentes participantes deva aumentar ainda mais, explica.

Durante a SIPAT, a equipe do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC Paulino Botelho promoveu o Cantinho da Saúde, uma iniciativa que visou o aconselhamento sobre questões de saúde e medição da pressão arterial dos participantes interessados. Para Samuel, a colaboração com o curso de enfermagem dessa escola deverá se estender às próximas edições, ampliando a sua colaboração com outras ações.

Para a Profa. Dilceli Rosana Valério, da ETEC Paulino Botelho, o evento foi bastante importante, principalmente em duas áreas: a primeira foi, obviamente, para os participantes, que beneficiaram de uma programação essencialmente voltada para suas necessidades profissionais, enquanto a segunda se pautou como benefício para as próprias alunas do curso que, no Cantinho da Saúde, puderam aplicar na prática tudo aquilo que aprenderam plateia1-300durante as aulas. Aproximadamente 70 pessoas fizeram a avaliação da pressão arterial.

Além da SIPAT, que tem apresentado excelentes resultados a cada edição, o IFSC-USP possui sua própria Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA-IFSC), que zela pela segurança e bem-estar de seus funcionários no ambiente de trabalho. Nos últimos anos, por exemplo, essa comissão intensificou a comunicação entre os servidores, através de seus representantes, tendo realizado também ações de caráter contínuo, como vistorias e atualização de mapas de riscos, adquirindo, inclusive, equipamentos de proteção coletiva.