6 de março de 2012

XXIX Semana de Física da UFG apresenta pesquisadores do IFSC-USP

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará, entre os dias 11 e 13 de abril, a 29ª edição da Semana de Física, evento realizado anualmente desde 1984. Neste ano, o evento terá um foco especial em comemoração aos 100 anos da descoberta dos raios cósmicos pelo austríaco Victor Hess e dos primeiros experimentos de caracterização cristalina por Difração de Raio-X, descobertas que deram os Prêmios Nobel de 1914 e 1915 aos cientistas Max Von Laue, William Henry Bragg e William Lawrence Bragg. O evento será sediado pelo Instituto de Física da UFG, em Goiânia.

xxixsdf

O evento contará com a participação de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos. A professora Claudia Elisabeth Munte, do Grupo de Biofísica Molecular “Sérgio Mascarenhas”, apresentará um minicurso sobre o uso das técnicas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no estudo de biomoléculas, abordando a importância do método para a identificação de superfícies de interação em proteínas e para a determinação estrutural de complexos, aspectos essenciais para o estudo de novas drogas.

Já o professor Valtencir Zucolotto, do mesmo grupo de pesquisa de Claudia, ministrará um minicurso sobre técnicas de escrita em artigos científicos, mais especificamente em língua estrangeira. Além de abordar a estrutura e o estilo de publicações científicas, será dada ênfase à discussão sobre técnicas para uma escrita concisa e efetiva em língua inglesa. O docente, que costuma organizar eventos regulares sobre o tema, baseia este minicurso na disciplina Técnicas de Escrita Científica em Inglês, que ministra no programa de Pós-Graduação em Física do IFSC-USP.

Também será apresentada uma palestra pelo professor Antonio José da Costa Filho, que tem trabalhado no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto. O pesquisador, experiente em Biofísica Molecular, expandiu recentemente seus interesses para os estudos de modelos de membrana e de interação entre pequenas moléculas, como fármacos e complexos metálicos. Nesta ocasião, o docente abordará um método de detecção de mudanças estruturais em proteínas e membranas biológicas que se utiliza de uma sonda contendo um elétron desemparelhado, inserida seletivamente na molécula em questão e funcionando como uma repórter das suas alterações dinâmicas e estruturais. Ele apresentará os resultados mais recentes de seus grupos de pesquisa em Ribeirão Preto e em São Carlos.

As inscrições para participar do evento, com ou sem apresentação de trabalho, ainda estão abertas até o dia 17 deste mês. Para efetuar a sua, bem como obter maiores informações sobre a programação, hospedagem e transporte, acesse http://eventos.ufg.br/SIEC-SdF2012