XXII SNEF atraiu 1440 participantes

É provável que quem esteve no campus USP São Carlos, na última semana, tenha notado um número atípico de pessoas na comunidade, haja vista que, de 23 a 27 de janeiro, 1440 inscritos, entre graduandos, pesquisadores e professores do ensino básico e superior, participaram do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – A Física e o Cidadão Contemporâneo, um evento que acontece a cada dois anos em diferentes regiões do país, com o objetivo de estimular a troca de experiências, análises e discussões acerca do ensino de física para diferentes públicos e em diferentes espaços formativos: o objetivo é elevar e valorizar a física que, ao longo dos anos, tem fornecido substanciais avanços científicos e tecnológicos à sociedade.

A programação do evento foi intensa: os participantes puderam conferir centenas de atividades, incluindo mesas-redondas, palestras, painéis, mostras, exposições, encontros, eventos culturais, lançamento de livros, cursos, oficinas e comunicações orais.

Para o coordenador do XXII SNEF e docente SNEF_logo_-_com_borda_250do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Dr. Tomaz Catunda, alguns dos principais destaques desta edição do Simpósio foram as filmagens das palestras que decorreram nos dias 24, 25 e 26, possibilitando uma maior difusão de tudo o que aconteceu no evento. Em cada um desses dias, ocorreram, em média, seis palestras simultaneamente. Elas estarão disponíveis na internet*, permitindo que os próprios participantes do XXII SNEF, bem como aqueles que não estiveram presentes no Simpósio assistam às apresentações que desejarem.

Catunda avalia o nível das palestras como “excelente” e destaca a participação dos dois palestrantes que vieram do exterior para participar do Simpósio: os Profs. Drs. David Sokoloff, que há quinze anos viaja pelo mundo difundindo seus métodos de ensino, e Helio Takai, brasileiro que desenvolve trabalhos voluntários em escolas norte-americanas e que tem interesse em interagir com as instituições de ensino do Brasil.

Durante a conferência de abertura do evento, que ocorreu no início da tarde do dia 23, o Prof. Sokoloff apresentou a palestra Engaging Students with Research-Validated Users of Technology, em que dissertou acerca da incorporação de tecnologias em cursos de física e como elas têm viabilizado novos desenvolvimentos no ensino à distância.

No dia 24, o Prof. Takai, que integrou o grupo de pesquisadores que detectou o Bóson de Higgs, ministrou a palestra Estamos no século XXI, vamos aproveitá-lo antes que termine?, na qual apresentou os desafios da sociedade contemporânea diante do rápido avanço tecnológico, que tem aproximado nossa realidade do cenário idealizado por autores, como Isaac Asimov, em obras de ficção científica; já no dia 25, numa segunda apresentação, a palestra indagou Em quantos pedaços podemos dividir a matéria?, tendo discutido uma pesquisa que objetiva estender o conhecimento que há a respeito da estrutura da matéria.

Catunda explica que nesta edição do evento a comissão organizadora do SNEF objetivou ofertar aos participantes uma programação que envolvesse variados assuntos no contexto da temática A Física e o Cidadão Contemporâneo, abordando desde a educação e o ensino até a psicologia e a física.

Nesse sentido, ele destaca a palestra Reflexões sobre Violência Escolar e suas consequências, na qual a Profa. Dra. Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, discorreu sobre violência intrafamiliar e escolar, tendo sumariado dados para apresentar a interface entre ambos os tipos de violência, bem como formas ideais de prevenção desses problemas.

Outra palestra enfatizada pelo coordenador foi a subordinada ao tema Ondas gravitacionais, na qual o Prof. Dr. Daniel Vanzella, do IFSC/USP, falou sobre as ondas que foram detectadas diretamente em 2015, cem anos após terem sido previstas na Teoria da Relatividade Geral, formulada por Albert Einstein.

Embora as palestras sejam as atividades mais evidenciadas no SNEF, para o coordenador o aspecto mais interessante do evento está no fato deste encontro nacional ser o único congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Física – SBF que reúne mais professores dos ensinos fundamental e médio do que docentes universitários e pesquisadores. Dos 1440 participantes do XXII SNEF, estima-se que 720 eram alunos de graduação, enquanto outros 360 eram professores do ensino básico. “Isso foi muito importante para o próprio IFSC, porque os estudantes que recebemos nesta edição eventualmente poderão se interessar em estudar na Unidade”, diz Catunda, enfatizando o especial apoio que recebeu do Diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, dos diretores das demais unidades do campus e dos Profs. Drs. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP) e Euclydes Marega Júnior (IFSC/USP), durante a realização do XXII SNEF.

TOMAZ_CATUNDA_500

Prof. Tomaz Catunda

Ainda para o Prof. Tomaz Catunda, a 22ª edição do Simpósio foi uma oportunidade rara para que os professores do ensino básico pudessem se atualizar a respeito do atual cenário de ensino na área de física, uma vez que, ao contrário dos docentes que atuam em universidades, os professores dos ensinos fundamental e médio se deparam com poucos eventos desta natureza – uma realidade que, na opinião do coordenador, teve origem, principalmente, a partir da desvalorização da profissão do professor, cujo salário e as condições de trabalho são cada vez menos atraentes.

O XXII SNEF foi organizado conjuntamente pela SBF, IFSC, USP e UFSCar, tendo recebido o apoio do CNPq, FAPESP, CAPES, Rede EMOH-SIBRATEC e CIERMAG.

*Uma nota será publicada neste site, quando todas as palestras estiverem online. Contudo, algumas filmagens já estão disponíveis no Youtube. Basta clicar AQUI para assisti-las.