16 de janeiro de 2017

Atividades culturais complementam programação científica

Além de mesas-redondas, painéis, mostras, exposições, encontros, cursos, oficinas, comunicações orais e lançamento de livros, o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – “A Física e o Cidadão Contemporâneo” irá promover mais de dez atividades culturais no período de 23 a 27 de janeiro.

No dia 23, os alunos Gilberto Ceranto Júnior (violino), Felipe Cardoso Rissatti (violino e canto), Luis Felipe de Sousa (canto) e o Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi (Cravo), do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), se apresentarão no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), pelas 20h.

pi_250No mesmo dia e horário, o Cineclube exibirá o filme Pi (1998), no Anfiteatro “Professor Horácio C. Panepucci” (IFSC/USP). Dirigido por Darren Aronofsky, o longa-metragem conta a história de Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e da computação que constrói um supercomputador, através do qual obtém o número completo do Pi, compreendendo a existência da vida na Terra e percebendo que todos os eventos se repetem após um determinado espaço de tempo. Com isso, Max sabe o que vem a acontecer no mercado da bolsa de valores, o que o torna cobiçado por membros da Wall Street e inclusive por uma seita que busca a compreensão dos mistérios da matemática.

Na terça-feira, 24, pelas 19h, o Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) será palco do espetáculo teatral “Alice no País da Física”, do Grupo Ciência e Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP (Campus Sertãozinho). Com roteiro assinado por Ricardo Meloni Martins Rosado e Bruno Molero Ribeiro, a peça apresenta Alice, uma jovem que aprende Física em um lugar incomum, que mistura cientistas de diversas épocas com personagens do escritor inglês Lewis Carroll.

Pelas 20h30, no Anfiteatro “Professor Horácio C. Panepucci” (IFSC/USP), o Cineclube exibirá o filme Einstein & Eddington (2008), dirigido por Philip Martin. A obra retrata o desenvolvimento da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, bem como a relação entre o físico e o cientista Sir Arthur Eddington.

Enquanto isso, o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) promoverá uma apresentação de blues com Netto Rockfeller Blues Combo, ao lado do Restaurante Universitário da USP. Confira alguns trabalhos do artista AQUI.

netto_rockfeller_500

No dia 25 de janeiro, o premiado ilusionista Caio Ferreira apresentará a arte do ilusionismo em “Caio Ferreira. Stand up magic”, que acontecerá no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), pelas 19h30. Ele é o único artista na história a se tornar bicampeão Latino-Americano de ilusionismo, colecionando prêmios nacionais e internacionais.

Pelas 20h30, o Cineclube exibirá Primer (2004), filme dirigido por Shane Carruth que conta a história de dois engenheiros, capazes de ter tudo o que quiserem, graças a uma descoberta científica. A obra recebeu o Grande Prêmio do Júri (Drama), no Sundance Film Festival de 2004.

No mesmo horário, Lê Lopes e Seus Batutas farão um show com clássicos do samba, no CAASO, ao lado do Restaurante Universitário.

le_lopes_500

Já no dia 26, pelas 19h, no Anfiteatro “Professor Horácio C. Panepucci” (IFSC/USP), o Cineclube fará a exibição de Ponto de Mutação (1990). Sob a direção de Bernt Capra, o filme apresenta três personagens (uma cientista, um candidato à presidência dos Estados Unidos e um dramaturgo) que dialogam sobre uma série de assuntos, envolvendo os caminhos da ciência, a natureza e o homem, Descartes, Einstein, ecologia, política e física quântica. A discussão se dá num castelo medieval, construído no litoral da França.

Também pelas 19h, o grupo de samba Conversa de Botequim se apresentará no CAASO (ao lado do Restaurante Universitário).

conversa_de_botequim_500

Por fim, no dia 27, haverá atividades livres e turismo de aventura.

Todas as atividades culturais citadas acima serão coordenadas pelo educador do IFSC/USP, Herbert Alexandre João.

A programação completa da 22ª edição do SNEF pode ser conferida AQUI.