14 de fevereiro de 2014

XVI Semana de Recepção aos Calouros da USP

O Instituto de Física de São Carlos realizará entre os dias 17 e 21 de fevereiro, uma intensa programação inserida na XVI Semana de Recepção aos Calouros da USP dos cursos de Bacharelado em Física, Bacharelado em Física Computacional, Bacharelado em Ciências CALOUROSFísicas e Biomoleculares e Licenciatura em Ciências Exatas, cujas principais atividades se elencam abaixo.

A abertura oficial da 16ª recepção aos calouros inicia-se na manhã do dia 17, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do IFSC, com uma conversa entre os calouros e o Prof. Dr. Luis Gustavo Marcassa, atual Presidente da Comissão de Graduação do IFSC.

Logo em seguida, o Instituto de Física entregará o Prêmio Bernhard Gross aos alunos que obtiveram o melhor desempenho acadêmico durante o ano de 2013, assim como aos formandos que se destacaram no curso.

Cerca das 9h45, os novos alunos dos cursos do IFSC assistirão a uma Aula Magna intitulada “Quando os Extremos se Tocam. Conectando as Físicas do Infinitamente Grande e Pequeno”, apresentada pelo pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, Dr. Arthur Kós Antunes Maciel. Para encerrar as atividades dentro do auditório, os alunos terão uma conversa com os representantes do Centro de Estudos da Física de São Carlos (CEFISC) e do IFSC Jr. Já na parte da tarde, no Espaço de Vivência Prof. Horácio C. Panepucci, o IFSC realizará diversas atividades de integração em conjunto com o Centro de Estudos da Física de São Carlos.

Na continuidade desta Semana de Recepção, no dia 18, logo pelas 9h, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, a Profa. Yvone Mascarenhas irá ministrar o seminário intitulado “Mulheres do IFSC” e, em seguida, pelas 10h30, os novos estudantes terão um encontro com os coordenadores dos cursos de Física (Sala 210), Física Computacional (Sala de Defesas) e de Ciências Físicas e Biomoleculares (Sala Celeste). Pelas 12 horas, os novos alunos terão um almoço junto com os veteranos, que ocorrerá no Restaurante Universitário, seguindo-se, pelas 14h, uma animada gincana de confraternização, com a participação de alunos de todos os cursos do IFSC, um evento que ocorrerá no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação – CEFER, organizado pela Secretaria Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas – SACEx e pelo CEFISC. Para encerrar as atividades dessa terça-feira, cerca das 21h decorrerá a apresentação de uma peça teatral do Grupo Atuando em Psi, mais uma atividade que acontecerá no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas.

RECEPO400Na quarta-feira, 19, entre as 8h30 e as 12h, no Espaço de Vivência Prof. Horacio C. Panepucci, os calouros participarão do “Conhecendo o IFSC”, onde farão uma visita guiada aos Laboratórios de Ensino e Pesquisa e Biblioteca do Instituto. Já na parte da tarde, pelas 14h, no CEFER, ocorrerão diversas atividades de integração com o Centro de Estudos da Física de São Carlos e no Espaço de Vivência Prof. Horacio C. Panepucci, com a participação da SACEx. Para encerrar a programação desse dia, as Secretarias Acadêmicas organizarão, cerca das 21h, um Lual de confraternização.

No dia 20, uma conversa com os representantes do Programa USP Recicla, marcada para as 8h30, no Anfiteatro-1 do Campus 2, dará início ao penúltimo dia desta XVI Semana de Recepção aos Calouros da USP, enquanto que pelas 9h15, igualmente no Campus-2, os alunos participarão do plantio de árvores próximo ao novo prédio do Instituto de Física. No período da tarde, os calouros farão novas atividades de integração junto com o CAASO, com um trote solidário, e às 19h, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, os novos estudantes assistirão a um show de talentos.

Por fim, na sexta-feira, dia 21, pelas 10h, também no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, os calouros participarão do Show da Física, uma atividade inserida no programa denominado “Universitário Por Um Dia”.

(Fotos: Marco Santos/USP e IFSC/USP)