Notícias

2 de agosto de 2012

XII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética

Termina, no dia 03 de agosto, a XII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, um evento promovido pela AUREMN – Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, em colaboração direta com o IFSC, e que teve seu início no dia 30 de julho último.

Neste evento, de caráter multidisciplinar, estiveram reunidos professores, pesquisadores, especialistas usuários de espectrômetros de RMN oriundos da academia e da área produtiva, além de estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas diretas e correlatas da Química e Física, que discutiram, com profundidade, os novos avanços nas diferentes aplicações da Ressonância Magnética, além de terem assistido, com entusiasmo, ao interessante Mini-Curso intitulado Introdução à Instrumentação para RMN.

giba

Em entrevista exclusiva à Assessoria de Comunicação do IFSC-USP, o Prof. Antonio Gilberto Ferreira, docente e pesquisador da UFSCar, Chairman desta jornada, referiu que este evento começou da melhor forma, com a realização de um mini-curso que foi ministrado por docentes do IFSC:

Posso dizer que esse curso foi um sucesso absoluto e essa constatação veio do levantamento que a organização fez junto de todos os participantes. Esse foi um curso único, até porque o Instituto de Física de São Carlos deve ser a única instituição publicobrasileira que tem um corpo docente altamente qualificado para ministrar o mesmo, já para não falar em toda a infraestrutura fantástica existente aqui, para esta área científica – referiu Gilberto Ferreira.

O mini-curso abordou aspectos eletrônicos voltados para a área de RMN, tendo o mesmo antecedido a jornada promovida pela AUREMN, que foi igualmente extremamente rica:

Estou certo que o acolhimento aos visitantes, proporcionado pelo IFSC e pela própria cidade de São Carlos foi excelente e tenho a certeza que todos saem daqui com a sensação de que valeu a pena o deslocamento até à nossa cidade para assistir a este evento magnífico, que tratou, dentre outros temas, de novos aspectos da fenomenologia que está envolvida na ressonância magnética, com demonstrações práticas e didáticas. Uma coisa é você ler os livros que tratam do assunto, outra coisa é você ver, com experimentos, o que está acontecendo, e isso foi fantástico. Estou muito feliz – concluiu o Chairman das jornadas.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
30 de julho de 2012

XII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética

A Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN), com o apoio do Instituto de Física de São Carlos/USP, está realizando, a partir do dia 30 de julho, prolongando-se até 03 de agosto, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), a XII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética e o mini-curso intitulado “Introdução a Instrumentação para RMN”.

No evento, que tem carácter multidisciplinar, estão reunidos professores e pesquisadores, especialistas usuários de espectrômetros de RMN no Brasil (da indústria e da academia), estudantes de graduação e de pós-graduação interessados na técnica, contando-se com a presença de 150 participantes, dentre químicos, físicos, biofísicos, bioquímicos, farmacêuticos, pesquisadores e técnicos de indústria e fornecedores de equipamentos, acessórios e suprimentos necessários à RMN.

Nesta XII JORNADA serão apresentados os novos avanços nos diferentes campos de aplicações da Ressonância Magnética, a saber: Ressonância Magnética Nuclear (RMN) – incluindo todos os aspectos teóricos e experimentais desta técnica, assim como suas aplicações no estudo de produtos naturais, fármacos, alimentos, biomoléculas, polímeros e catalisadores, investigações nas áreas de petroquímica, biocombustíveis, ciências dos materiais, química orgânica, química inorgânica, química teórica, física, fisiologia, geologia e prospecção, bioquímica, especialmente bioquímica de biomacromoléculas, biologia estrutural, biofísica molecular, farmacologia, farmácia, química de alimentos, química medicinal, química de produtos naturais, e medicina; Imagens por Ressonância Magnética; Ressonância Magnética Multinuclear; Ressonância Paramagnética Eletrônica (aplicações em onda contínua e pulsada); Ressonância Dupla Elétron Núcleo; Ressonância de Quadrupolo Nuclear; Espectroscopia Mössbauer.

O evento inclui, ainda, uma sessão de premiação aos melhores trabalhos de estudantes de graduação (iniciação científica), mestrado e doutorado, apresentados oralmente, o que certamente vem estimulando a participação desses alunos no evento.

Sabendo-se que a divulgação, compreensão e uso das técnicas de Ressonância Magnética são imprescindíveis para o desenvolvimento tecnológico do país, está é, portanto, a melhor oportunidade para a troca de ideias e experiências e para o fomento da cooperação entre todos aqueles que estejam vinculados a esta importante área da ciência.

A Comissão Organizadora é composta por José Daniel Figueroa Villar (IME/RJ), Presidente da AUREMN, Antonio Gilberto Ferreira (UFSCar), Chairman, Eduardo Ribeiro de Azevedo (IFSC/USP), Naira Machado da S. Ruiz (PUC/RJ), Rosane Aguiar da Silva San Gil (UFRJ) e Sonia Maria Cabral de Menezes (PETROBRAS).

Quanto à Comissão Científica, ela é composta por José Daniel Figueroa Villar (IME/RJ), Coordenador, Angelo da Cunha Pinto (UFRJ), Antonio José da Costa Filho (USP/SC), Claudia Jorge do Nascimento (UNB), Claudio Francisco Tormena (UNICAMP), Dorila P. Veloso (UFMG), João Batista Fernandes (UFSCAR), Jochen Junker (FIOCRUZ), Luiz Alberto Colnago (EMBRAPA/SP) e Tito José Bonagamba (IFSC-USP).

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..