1 de setembro de 2014

Workshop-Marcassa-1

20 de agosto de 2014

Workshop on Ultracold Rydberg Physics

Realiza-se entre os dias 5 e 8 do próximo mês de outubro, no Recife (PE), o Workshop on Ultracold Rydberg Physics, uma conferência que tem o objetivo de compreender os vários aspectos relacionados com a Física Atômica de Rydberg.

Com efeito, os estudos dos átomos de Rydberg sofreram uma evolução bastante electron_cloud-200acentuada devido aos muitos avanços feitos recentemente nesta área de pesquisa, como, por exemplo, o progressivo entendimento mais profundo sobre as portas quânticas, as observações de novos e exóticos tipos de moléculas, a pesquisa de plasmas ultrafrios, e o estudo da dinâmica de muitos corpos, entre outros.

Um dos pontos de interesse está em como controlar as interacções entre os átomos de Rydberg, de modo a que eles possam ser modificados para fazer novos dispositivos de acordo com o entrelaçamento quântico, ou utilizados para pesquisar fenómenos que podem ser mais bem compreendidos, tomando vantagem deste controle.

Estão já confirmados renomados pesquisadores oriundos dos Estados Unidos, Reino Unido, Federação Russa, Canadá, Alemanha e Brasil.

Este workshop, cujo comité organizador é constituído pelos Profs, Drs. Marcio H. Gonçalves de Miranda (Universidade Federal de Pernambuco), James P. Shaffer (University of Oklahoma – USA) e Luis G. Marcassa (Instituto de Física de São Carlos – USP), decorrerá no hotel Transamérica Prestige Beach Class Internacional, localizado na Praia da Boa Viagem, no Recife.

Este evento conta com o apoio da FAPESP, CAPES, United States Air Force (USAF), United States Army, INCT-IQ, University of Oklahoma, USP, UFPE, Toptica e ThorLabs, sendo que o prazo para submissão de trabalhos vai até dia 31 de agosto.

Mais informações sobre inscrições e submissão de trabalhos estão disponíveis no SITE do evento.