28 de agosto de 2014

Workshop on quantum gases

Entre os dias 14 e 17 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) sediou o Workshop on Quantum Gases, gases200Fluids and Solids*, evento que reuniu 29 renomados pesquisadores nacionais e internacionais para compartilhar informações sobre pesquisas na área de física que deu nome ao workshop em questão.

Há mais de um século, algumas comunidades científicas realizam experimentos com o elemento químico Hélio em sua forma líquida. No Grupo de Óptica do IFSC, tais experimentos também são feitos, mas há menos tempo e de maneira diferente. Há algum tempo, olhamos nossas amostras e observamos que, do ponto de vista matemático, nossos sistemas eram muito similares a outros ao redor do mundo. A ideia, portanto, foi congregar a comunidade de pesquisadores num ambiente mais restrito para discutir esse assunto mais detalhadamente, conta o pesquisador Yukalovdo GO e um dos organizadores do workshop, Gustavo Deczka Telles**.

Partindo-se desse ponto, uma das contribuições teóricas veio da palestra do pesquisador russo Vycheslav Yukalov. Durante sua apresentação, ele discutiu o quadro geral de todos os estados possíveis de sistemas de aprisionamento de átomos frios. A palestra não teve como foco pesquisadores de uma única área, mas sim de diversas. Porém, física atômica, matéria condensada e óptica foram alguns dos principais tópicos discutidos durante minha palestra, conta.

OutraEleonora contribuição no evento veio da palestra da pesquisadora italiana, Eleonora Lucioni, com discussões focadas em estudos relacionados a átomos frios, assunto com o qual ela trabalha há quase seis anos. Minha pesquisa é interdisciplinar, pois envolve átomos frios, física atômica e matéria condensada, explica Eleonora.

A jovem pesquisadora que também esteve presente no evento, a australiana Angela White, durante o workshop, falou sobre superfluidos e componentes que os Angelaformam. Atualmente realizando pesquisas no Japão, Angela considera promissora a área relacionada a fluidos quânticos, uma vez que diversos cientistas estão envolvidos em estudos que buscam turbulências quânticas- incluindo a própria Angela- e também, através de estudos com átomos frios, tentam ter acesso a novos resultados envolvendo informação quânticas ou dispositivos de medida quânticos. Pesquisas nessa área trazem fortes conexões entre física e química: turbulência clássica e quântica, fluidos clássicos e quânticos etc., exemplifica.

Falar sobre fluidos clássicos e quânticos, inclusive, ficou por conta do pesquisador britânico Andrew Baggaley. Andrew fez diversas exposições relacionadas, principalmente, à turbulência clássica, que explica o funcionamento de aeronaves, por exemplo. Há diversos laboratórios de pesquisa noAndrew mundo, incluindo o localizado aqui no IFSC, que procuram por diferentes sistemas de fluidos quânticos. Muitas coisas em nossas vidas tem seu funcionamento explicado pelas leis que regem esses fluidos, afirma Andrew. Assim como seus colegas, ele considera a área de gases quânticos, fluidos e sólidos promissora, uma vez que resultados de estudos relacionados a ela causam- e continuarão causando- grande impacto em nosso cotidiano.

Diante dos depoimentos anteriores, que dão ênfase à importância de estudos com fluidos quânticos (gases, líquidos e sólidos), tal área de pesquisa é considerada pelos palestrantes entrevistados de extrema importância. Portanto, não é de se admirar que a opinião deles sobre o workshop tenha sido positiva.

Yukalov considerou todas as palestras de ótimo nível e com informações novas. Eleonora elogiou o grande leque de informações que puderam ser compartilhadas durante o evento, uma vez que não se falou somente de gases quânticos, mas também de fluidos e sólidos, estendendo-se o conhecimento para outras áreas do conhecimento. São campos diferentes e pudemos encontrar pontos de contato entre eles. Dessa forma, colaborações podem surgir mais facilmente, afirma.

Aliás, se esse não foi o principal objetivo do workshop, certamente foi um deles. gustavoGustavo conta que a troca de ideias entre pesquisadores de áreas distintas, porém com muitos pontos em comum, facilita o surgimento de parcerias e linhas de pesquisa. Como posso usar as técnicas de pesquisa de uma outra área com as minhas amostras?’, ‘Será que outras áreas podem se beneficiar com a nossos conhecimentos e experiências?’ são algumas das perguntas que podem ser respondidas nessa interação. Hoje arrisco dizer que a combinação de conhecimentos de áreas diversas é a chave para o sucesso de muitos experimentos futuros, opina Gustavo.

Algumas universidades que estiveram presentes no Workshop on Quantum Gases, Fluids and Solids, através de seus pesquisadores, já mantêm parceria com o Grupo de Óptica e com o IFSC como um todo. Outras, com certeza, sentiram-se motivadas a iniciá-las. Novos resultados e novas parcerias relacionadas à área de gases quânticos, fluidos e sólidos devem aparecer em breve. E, depois da bem-sucedida interação ocorrida no workshop, tudo indica que as coisas deverão “fluir” melhor, tanto para se conseguir bons resultados de pesquisa nessa área como também para iniciar novas parcerias entre os pesquisadores.

*O Workshop on Quantum Gases, Fluids and Solids foi um evento satélite da 27th International Conference on Low Temperature Physics (http://lt27.df.uba.ar/);

**Também fizeram parte da equipe de coordenadores os docentes Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP), Daniel Magalhães (EESC/USP), Sérgio Muniz (IFSC/USP), Emanuel Henn (IFSC-USP) e os pesquisadores do GO Kilvia Farias, Marios Tsatsos, Mônica Caracanhas e Sílvio Vitiello.