4 de junho de 2014

Novas ideias para melhorar a administração pública

No 2º semestre de 2013, a Comissão de Treinamento e Desenvolvimento do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em parceria com o Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), decidiu ofertar aos funcionários do IFSC/USP o curso de difusão “Fundamentos da Administração”. Apresentando conceitos fundamentais de administração e voltado à resolução de problemas, o curso teve, como principal objetivo, a capacitação dos funcionários para situações práticas, trazendo a oportunidade da aplicação de conceitos administrativos no cotidiano de cada um dos participantes.

IFSC_TDMinistrado por dois professores da EESC/USP (Edmundo Escrivão Filho e Mateus Gerolamo) de competência reconhecida na área, o curso, que teve duração de seis meses, foi de grande sucesso entre os 31 participantes do IFSC/USP que, por sua vez, tiveram que apresentar um trabalho de conclusão focado na solução de diferentes problemas administrativos utilizando-se das ferramentas fornecidas durante o curso. “A ideia foi que os funcionários procurassem soluções para resolução de problemas que enfrentam em seu cotidiano de trabalho, o que é muito valioso, além de ter sido uma maneira de exercitar tudo que foi aprendido”, conta o docente do IFSC/USP e Presidente da Comissão de T&D, José Fabian Schneider.

Daí é que nasceu a ideia de realizar o Workshop do T&D, criando-se uma oportunidade para que todos os trabalhos de conclusão sejam apresentados aos funcionários do Instituto, participantes ou não do curso realizado. “Alguns dos processos podem, futuramente, ser implementados na Unidade, sofrendo as devidas adaptações, se for o caso. Alguns trabalhos são semelhantes e dialogam entre si, o que possibilita até mesmo uma aplicação conjunta”, conta Schneider.

Independente disso, ele afirma que o envolvimento dos participantes foi muito importante, e que a iniciativa oferece subsídios para que o funcionário seja um participante ativo no aprimoramento da qualidade da administração em seu local específico de trabalho. “Tudo isso estimula e, sobretudo, valoriza o funcionário. Os conceitos ensinados são simples, mas, às vezes, podem ficar isolados do contexto cotidiano da administração na instituição. O curso ofereceu ferramentas para se aumentar a qualidade da gestão e a integração entre os pares, e nós devemos incentivar sua aplicação”, afirma o docente.

Schneider acredita que essa ação deve ter continuidade. Ou seja, é possível que outros cursos desse tipo sejam oferecidos pela EESC/USP, partindo já para módulos mais avançados, focados em diferentes problemas de gestão. “O mais factível para este ano é tentarmos dar continuidade à nossa parceria com a EESC. No que se refere às iniciativas coletivas de treinamento, ainda ficamos na expectativa, especialmente por nosso momento financeiro”, explica.

O curso “Fundamentos da Administração”, por seu bom resultado, coloca uma questão importante à USP: o aproveitamento de seu próprio contingente para a transmissão e, principalmente, repasse de conhecimento. “Esse curso é uma prova de que a USP pode aproveitar seus próprios saberes para atacar seus próprios problemas. Os ministrantes dos cursos são pessoas competentes e estimuladas”, afirma o docente. “Como nós, na USP, podemos aproveitar nossa capacidade? Com certeza, esse é um dos caminhos”.

Workshop “Resultados do Curso de Fundamentos da Administração”

Data: 6 de junho (sexta-feira)

Hora: 14 horas

Local: anfiteatro “Professor Sérgio Mascarenhas”