26 de abril de 2012

Workshop contou com a presença de quase 300 alunos

Realizou-se, durante toda tarde de ontem (25), o II Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

A iniciativa, uma realização conjunta das Unidades do campus da USP de São Carlos, teve como objetivo principal promover a integração entre estagiários (alunos de pós-graduação) participantes do programa.

O evento, realizado no auditório “Pau Brasil” do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), foi aberto pela palestra “O ensino na universidade e os fundamentos pedagógicos da prática docente”, proferida pela membro da comissão central do PAE, e também docente da Faculdade de Educação (FE/USP), Maria Isabel de Almeida.

PAE-1Logo após, os 279 participantes do Workshop dirigiram-se até o vão livre da Biblioteca do ICMC para a exposição dos pôsteres, com a apresentação de trabalhos feitos pelos estagiários do PAE e, em seguida, participaram de um debate sobre os trabalhos.

Cada Unidade do campus tem um docente responsável por coordenadar o PAE. São eles:  Otávio Henrique Thiemann (IFSC/USP), Denis Vinicius Coury (EESC/USP), Eduvaldo Paulo Sichieri (IAU/USP), Sérgio Henrique Monari Soares (ICMC/USP) e Hidetake Imasato (IQSC/USP).

Sobre o programa

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tem como principal diretriz aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para atividade didática de graduação e compõe-se de duas etapas:

a) Preparação pedagógica

b) Estágio supervisionado em docência

A preparação pedagógica deverá ser realizada anteriormente ao estágio supervisionado em docência, não sendo permitida a realização das duas etapas simultaneamente.

O estágio supervisionado tem carga horária de seis horas semanais e deve ser desenvolvido, exclusivamente, em disciplinas de graduação.

No IFSC, as inscrições para participação no programa, referente ao 2º semestre de 2012, começam hoje (26) e terminam em 17 de maio.

Para ter acesso ao edital do Programa, clique aqui.

Para acessar as disciplinas ofertadas, clique aqui.

Para ter acesso à ficha de inscrição, clique aqui.