24 de julho de 2013

Workshop Colômbia – USP/IFSC iniciou com intensa agenda de atividades acadêmicas

Iniciou-se no dia 22 de julho, com intensa agenda de atividades acadêmicas, o primeiro Workshop Colômbia – USP/IFSC com a presença de cinco professores colombianos convidados, alunos colombianos que desenvolvem pesquisa no IFSC e docentes do Instituto.

O encontro tem como objetivo realizar uma maior integração entre os estudantes colombianos e os professores de suas universidades de origem, além de promover um ambiente que possa estimular ainda mais a cooperação acadêmica e científica.

Na abertura do evento, o Prof. Antonio Carlos Hernandes, Diretor do Instituto de Física de São Carlos, deu as boas vindas aos professores visitantes e discorreu sobre os programas de internacionalização do Instituto e os motivos da escolha da Colômbia para esta primeira edição do Workshop – o número expressivo de estudantes daquele país que estão realizando pós-graduação no IFSC

O Prof. Otávio Thiemann, Presidente do Programa de Pós-Graduação em Física do IFSC, também agradeceu aos docentes por terem aceitado participar do Workshop e falou como essa aproximação mais profunda com os alunos da Colômbia pode estimular outros bons alunos colombianos a fazer a pós-graduação no IFSC e, também, fazer com que alunos brasileiros tenham interesse em ir para a Colômbia, dando continuidade a esta integração.colombia300

Do lado colombiano, para Francisco Juan Racedo Niebles, docente da Universidad del Atlántico, em Barraquilla, a importância deste evento está no relacionamento entre a Universidade e o IFSC. Para o docente, este workshop também deve facilitar a vinda dos estudantes da Colômbia para fazer pós-graduação no Instituto de Física de São Carlos, que é considerado uma instituição de pesquisa de primeira linha.

Participam deste Workshop, os seguintes docentes colombianos: David Arsenio Landinez Tellez (Universida Nacional de Colombia), Diego Alejandro Restrepo Quintero (Universidad de Antioquia), Francisco Juan Racedo Niebles (Universidad del Atlàntico – Barraquila), German Enrique Ramos Zambrano (Universidad de Nariño) e Nelson Porras Montenegro (Universidad del Valle).