2 de abril de 2015

Visita monitorada atrai centenas de estudantes

Na última quinta-feira, 1º de abril, todos os sete campi da Universidade de São Paulo (USP) receberam alunos do ensino médio e de cursinhos preparatórios de todo Brasil para as visitas monitoradas, atividade parte do programa USP e as Profissões, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP).

No campus de São Carlos, a abertura da visita monitorada ocorreu no Salão de Eventos, onde centenas de “futuros universitários”, alguns acompanhados pelos pais, estiveram presentes. Uma breve introdução sobre os cursos e Unidades da USP São Carlos foi dada pela docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), Solange Rezende. Logo depois, foi a vez de os participantes escolherem quais Unidades gostariam de realizar a visita monitorada.

Desse montante, 107 deles optaram pela visita ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e tiveram a oportunidade de conhecer algumas salas de aula e a biblioteca do Instituto.

Finalizado o tour, os estudantes se dirigiram ao auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, onde foram recepcionados pelo diretor do IFSC, Tito José Bonagamba, que deu as boas-vindas aos participantes. Na sequência, foi a vez do docente do IFSC, João Renato Carvalho Muniz ministrar a palestra “A física no mercado de trabalho”, que foi seguida pelo “Show da Física”, realizado pelo educador Herbert Alexandre João e pelo funcionário Cláudio Boense Bretas.

As visitas monitoradas ocorreram em dois horários: 9 e 14 horas. No IFSC, foi feita a mesma programação em ambos os períodos. Nos períodos matutino e diurno, alunos de 12 diferentes cidades passaram pelo Instituto, entre elas Franca (SP), São João da Boa Vista (SP), São Paulo (capital), Birigui (SP) e Formiga (MG).

Confira abaixo algumas imagens da visita monitorada ao IFSC:

Visita_monitorada_2015_2

Visita_monitorada_2015_8