Notícias

13 de março de 2014

VIII Workshop CeProBIO/SUNLIBB 2014

Ocorrerá entre os dias 17 e 20 de março, no Hotel Maresias Beach, em São Sebastião (SP), o VIII Workshop CeProBIO/SUNLIBB 2014, evento que visa estreitar a parceria que existe entre pesquisadores brasileiros e europeus.FP7-1

Aprovado pelo programa Seventh Framework Programme – FP7, da Comissão Europeia, e em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores, por meio do CNPq, o projeto tem uma visão bastante aplicada e conseguiu juntar excelentes grupos brasileiros em conjunto com parceiros da União Europeia. Em território nacional existem aproximadamente cinquenta instituições, enquanto que na Europa o projeto conta com a participação de catorze universidades e empresas privadas, todas focadas no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de biocombustíveis de segunda geração.

O Centro de Processos Biológicos e Industriais para Biocombustíveis (CeProBIO), cujo pesquisador responsável é o docente Igor Polikarpov, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), é um projeto que visa melhorias e avanços tecnológicos em relação a matérias primas originárias da biomassa, técnicas de convenção e da sustentabilidade.

O Centro propõe um modelo industrial de produção de etanol celulósico que seja passível de integração ao arranjo produtivo já existente em regiões desenvolvidas do Brasil, ou que possa ser implementado em áreas cujas infraestruturas agroindustriais ainda estejam em fase de consolidação.

ethanolO modelo inovador prevê a diminuição drástica e a eventual eliminação da necessidade de qualquer insumo de origem fóssil por meio do reaproveitamento dos resíduos, efluentes e emissões na geração de energia e produção de produtos químicos de valor.

Atualmente, a produção industrial de etanol celulósico não é viável economicamente e sua sustentabilidade econômica, ambiental e social, só poderá ser alcançada através de um esforço orquestrado de ações voltadas para a pesquisa científica fundamental, aplicada e tecnológica.

Assim, e para que se entenda melhor, o CeProBIO está estruturado em oito projetos, sendo eles:

1. Genética de Plantas e Microrganismos;

2. Descoberta de Genes e Genômica Funcional para Metabolismo de Parede Celular de Cana-de-Açúcar;

3. Florestas e Plantações Energéticas Brasileiras para a Produção Sustentável de Bioetanol Celulósico;

4. Estrutura Molecular de Carboidratos e Legnina e a Degração da Parede Celular das Plantas;

5. Enzimas em Bioenergia;

6. Processos Industriais para a Produção de Etanol de Segunda Geração e Co-Geração de Produtos Químicos “Verdes”;

7. Produção de Biodiesel de Microalgas em Escala Industrial;

8. Impactos da Produção de Biocombustíveis no uso da Água e na Emissão de Carbono.

Já o projeto europeu, designado Sustainable Liquid Biofuels from Biomass Biorefining (SUNLIBB), coordenado pelo Prof. Simon Macqueen-Mason, da Universidade de York, Reino SUNLIBB_logoUnido, tem como objetivo combinar os pontos fortes das pesquisas europeias e brasileiras, com o intuito de abrir novos caminhos à produção de bioetanol e lignocelulose, trazendo mais benefícios ambientais.

O projeto em questão também irá agregar a experiência prática brasileira no cultivo de cana-de-açúcar, bem como a engenharia de processo de bioetanol com a experiência europeia na área genômica, botânica e química verde.

Para fugir da dependência dos combustíveis fósseis e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, sem agravar ainda mais os impactos ambientais na agricultura, os pesquisadores têm como meta utilizar a sustentabilidade ambiental de biomassa lignocelulósica como matérias-primas – cana-de-açúcar e milho, para a produção de bioetanol.

O processamento de biomassa, a partir destas matérias-primas, pode permitir uma produção rentável de etanol, agregar valor ao processo global de conversão de biomassa em biorrefinação, atualizando resíduos e subprodutos, melhorar o processo de conversão pelo qual se pode produzir açúcares para fermentação, bem como certificar que os novos processos desenvolvidos cumpram os requisitos de sustentabilidade através da redução das emissões de gases de efeito estufa.

Por tudo isto, o VIII Workshop CeProBIO/SUNLIBB 2014 reveste-se de particular interesse para todos os pesquisadores envolvidos, elevando a imagem do Brasil dentro e fora de suas fronteiras.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
17 de fevereiro de 2014

VIII Workshop CeProBIO/SUNLIBB 2014

Workshop-_Igor_Polikarpov

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..