19 de maio de 2014

Vibrational Sum-Frequency Scattering and Coherent Anti-Stokes Microscopy

No dia 19 de maio, pelas 16h, na Sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos, ocorreu mais uma edição do Seminário Especial do IFSC-USP, desta vez com a participação do Dr. Hilton B. de Aguiar, do Fresnel Institut, Marselha, França, que apresentou o colóquio Vibrational Sum-Frequency Scattering and Coherent Anti-Stokes Microscopy studies of soft matter systems.

hilton300Nesta palestra, Aguiar discutiu os aspectos teóricos e experimentais da técnica Vibracional Scattering Soma-Frequency (SFS), relevante para os estudos das espécies interfaciais de gotas de óleo em água.

Além disso, Aguiar apresentou alguns exemplos sobre a aplicação do SFS para obter uma imagem de nível molecular da interface da gota. O resultado do processo revelou diferenças marcantes com sua atual compreensão de adsorção de surfactantes nas interfaces líquidas. Por fim, Hilton discutiu os resultados recentes obtidos através da técnica de Microscopia Raman e Chohrent Anti-Stokes Raman Microscopia (CARS).

O Fresnel Institut possui aproximadamente dez grupos de pesquisas que trabalham com metamateriais, cristais fotônicos, danos laser, espalhamento de luz, processamento de imagem, óptica estatística, biofotônica, técnicas de microscopia não-lineares, imagem de microondas, tecnologia de filtragem de componentes ópticos, biometria, entre diversas outras áreas.