9 de junho de 2014

USP tem número recorde de ingressantes de escolas públicas

O número de ingressantes de escolas públicas aprovados no Vestibular (32,3%) foi o maior registrado na Universidade, desde a criação do Programa de Inclusão Social (INCLUSP), em 2006. Desse total, 17,2% são alunos que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI) e que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas. No ano passado, essa porcentagem foi de 13,9%.

Esse grupo representa um novo rol de beneficiados pelos bônus do INCLUSP este ano e podiam receber até 5% de bonificação. No Vestibular 2014, os bônus voltados para alunos oriundos de escolas públicas poderiam chegar a até 25%, dependendo do grupo em que o candidato se inseria (veja tabela abaixo).

Mudança no sistema de bonificação

O Conselho de Graduação aprovou mudanças no sistema de bonificação do INCLUSP. A partir do próximo vestibular, o candidato de escola pública receberá a porcentagem total da bonificação, dependendo do grupo em que se inserir. Até este ano, o bônus era concedido de acordo com o desempenho do candidato na prova da Fuvest. O mínimo de acertos na prova continuará o mesmo: 27 questões. Neste vestibular, a média dos bônus concedidos foi de 9%.

Outra novidade é que a nota de corte será calculada a partir das notas obtidas já com a bonificação. De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, simulações mostraram que, com a mudança, a nota de corte deverá subir de um a dois pontos e a expectativa é de que em 2015 o número de ingressantes de escolas públicas chegue a até 38%.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)