12 de setembro de 2013

USP sobe 12 posições

A Universidade de São Paulo (USP) subiu 12 posições na lista das melhores universidades do mundo, de acordo com prévia realizada pelo Quacquarelli Symonds (QS), ranking de avaliação do Reino Unido, que foi divulgado no último dia 9 de setembro.

QSDas 800 universidades que figuram no ranking, a USP ficou em 127º lugar, a Unicamp na 215ª posição (o ano passado, ela estava no 228º lugar) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 284º lugar (333ª colocação o ano passado).

Embora a USP esteja à frente das outras universidades brasileiras no ranking, foi a que deu o menor salto de melhora. No entanto, o QS destacou a contínua evolução da USP e o fato de seis das dez melhores instituições brasileiras terem subido no ranking desde o ano passado.

Além destas, outras 19 universidades brasileiras entraram na classificação. Ficaram entre as 600 melhores a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade de Brasília (UnB). Entre a 601ª e a 700ª colocação estão a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A partir da 701ª posição figuram a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Para acessar o ranking completo da QS, clique aqui.