11 de agosto de 2011

USP Recicla realiza primeiro evento do semestre

Nos dias 18, 20 e 21 de agosto, o projeto “USP Recicla”, em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAUSC/USP) dá início às suas atividades do segundo semestre de 2011, trazendo palestras, mesas-redondas e oficinas, gratuitas a toda comunidade.

No dia 18, a partir das 9h30, tem início o “Seminário Universidade e Sustentabilidade”, no “Anfiteatro de Convenções Jorge Caron”. Abaixo segue a programação:

Inscrições para o seminário

Abertura do seminário

Palestra: “A institucionalização da sustentabilidade na Universidade”

Mesa-redonda 1: “Práticas sustentáveis da USP/São Carlos”

Mesa-redonda 2: “Experiências de práticas sustentáveis da USP/São Carlos”

Palestra: “USP/São Carlos: que sustentabilidade queremos?”

Dois dias após o seminário, o programa oferecerá, também, a “Oficina de Formação de Estagiários e Voluntários do USP Recicla”, na sala do Matadouro (campus I da USP). Clique aqui para ter acesso à programação.

As inscrições, para os dois eventos, são gratuitas.

Sobre os eventos

As atividades têm como objetivo deflagrar, no campus da USP/São Carlos, o debate relacionado a temas da universidade sustentável, com a finalidade última de formular um plano de ações para incorporar a dimensão ambiental em todas as funções e operações da Instituição (ensino, pesquisa, planejamento e gestão) de maneira integrada.

No evento também serão apresentadas algumas experiências que indicam o modo pelo qual a comunidade da USP São Carlos e outras universidades vêm acolhendo o tema da sustentabilidade em suas atividades. Na oportunidade, será lançado o “Programa EESC Sustentável” e a apresentação da “Plataforma de Sustentabilidade Socioambiental nas Universidades”, criada no âmbito do convênio USP-UAM (Universidade Autônoma de Madrid – Espanha).

Espera-se estimular a participação da comunidade na elaboração das ações que serão desenvolvidas, para ambientalizar o campus de São Carlos, através da criação de grupos de trabalho. Neste sentido os promotores do evento convidam todos os alunos, docentes, funcionários e demais interessados a participarem desta oportunidade de reflexão e debate rumo à sustentabilidade.