Notícias

9 de maio de 2013

USP Internacional

O Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC) recebeu na manhã do dia 07 de Maio a apresentação oficial do programa “USP Internacional”, uma sessão que foi especialmente dedicada aos dirigentes e outros responsáveis pelas unidades sediadas nos campi da USP – São Carlos: já no período da tarde, a apresentação do programa foi destinada exclusivamente à comunidade do IFSC.

A apresentação do programa esteve a cargo dos Profs. Drs. Antônio Carlos Hernandes, diretor do IFSC, Suely Vilela (FCFRP-USP), e Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce (ESALQ), e com a participação do Embaixador Renato Prado Guimarães, Secretário Geral do “USP Internacional”. O evento começou com a passagem de um pequeno vídeo promocional que ilustrou a realidade da suely250USP no seu quotidiano e nas relações que mantém com o exterior, num universo que representa oitenta mil alunos, distribuídos por cerca de duzentos e cinquenta cursos oriundos de todas as áreas do conhecimento: uma universidade que não só justifica a sua grandiosidade expressa nos números, mas também – e principalmente – na qualidade dos seus recursos humanos, do seu ensino e de suas infraestruturas, que se refletem no contato que mantém com o exterior – cerca de 680 convênios firmados com universidades do mundo inteiro.

E é baseada nessa realidade que a USP dá, agora, o seu salto mais importante rumo aos quatro cantos do mundo, através deste programa “USP Internacional”, em direção á construção da USP do Século XXI, como referiu o diretor do IFSC na sua alocução, ao apresentar os traços gerais do programa. A aposta deste programa será fortalecer a presença da USP no exterior, apoiar e expandir iniciativas de integração e de cooperação com as principais universidades do mundo, implantar e gerir instalações físicas da USP no exterior e estabelecer um novo programa de internacionalização da Universidade de São Paulo para os próximos anos, solidificando, assim, a posição que a USP tem como uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo.

Como já é do conhecimento público, para tornar efetiva essa aposta a USP criou quatro Núcleos Internacionais, instalados em áreas estratégicas, com abrangência em regiões importantes do mundo para, a partir deles, concretizar sua missão e alcançar seus objetivos:

logointernacional500

Núcleo Internacional de São Paulo (sede) irá abranger a América do Sul, América Central e África Subsaariana. Tem como Diretora a Profa. Suely Vilela (FCFRP) e como Diretor-adjunto o Prof. Luiz Fernando Pegoraro (FOB);

Núcleo Internacional de Boston (USA) irá abranger a América do Norte e o Caribe. O Diretor deste núcleo é o Prof. Lucas Antônio Moscato (EP), tendo como Diretor-adjunto o Prof. Fabio Frezatti (FEA);

Núcleo Internacional de Londres irá abranger a Europa, Norte da África e Oriente Médio. O Diretor é o Prof. Renato de Figueiredo Jardim (IF), e seu Diretor-adjunto será a Profa. Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce (ESALQ);

Núcleo Internacional de Singapura irá englobar a Ásia Central, países do Golfo Pérsico, Ásia Meridional, Sudeste Asiático e Oceania, tendo como Diretor o Prof. Antonio Carlos Hernandes (IFSC) e como Diretor-adjunto o Prof. Jorge Kazuo Yamamoto (IG).

Caberá a estes núcleos internacionais fomentar e desenvolver iniciativas de internacionalização, que compreendem já três novos programas, a saber: Incentivo e Apoio à Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior, Bolsas para Professores Visitantes Internacionais e Programa de Bolsa USP Internacional para Alunos de Graduação de Instituições de Ensino Superior Estrangeiras. Além disso, serão ampliadas ações criadas recentemente, como o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação.

Além de ponto de apoio para convênios e de atendimento a professores e estudantes, outro objetivo dos escritórios internacionais é organizar e acolher simpósios e reuniões que divulguem a produção científica da instituição.

A aceitabilidade do programa:

Estas apresentações que aconteceram no IFSC foram as últimas, num total de onze reuniões, onde se tentou explicar todo o projeto cujo horizonte futuro é de quatro anos, independente do reitor que presidir aos destinos da universidade nesse espaço de tempo.embaixador300

Para o Embaixador Renato Prado Guimarães, nas suas próprias palavras, algo que chamou sua atenção foi a total aceitação deste programa, ao longo destas reuniões: Não houve nenhuma voz discordante, ou seja, todos estão de acordo que a USP deverá dar este passo rumo à sua plena internacionalização. Contudo, o mais interessante é que esse trabalho vai ser feito a partir de todo o percurso que a USP percorreu ao longo dos anos nesta área: não vai ser preciso “destruir” nada, bastando construir o novo projeto em cima daquilo que já existe, referiu Renato Prado Guimarães.

Para o Secretário-Geral do programa “USP Internacional”, o que se vai fazer agora é estender, ampliar essa internacionalização, dando corpo aquilo que se observou em todas as reuniões, que foi a unanimidade de opiniões em relação a este grande projeto: Ouvimos as críticas e as opiniões sobre aquilo que já existe em termos das relações da Universidade com o exterior, que vieram dos representantes das quarenta e duas unidades da USP, e o fato é que essas críticas vêm no sentido de melhorar o que já se encontra em curso e que subsidiam a construção deste novo projeto que, repito, tem o apoio de toda a Universidade.hernandes300

Para o Prof. Antônio Carlos Hernandes, diretor do IFSC e Diretor do Núcleo Internacional de Singapura, a aceitação deste programa é muito grande e as críticas construtivas que foram lançadas em todas as reuniões realizadas, enquadram-se no sentido de melhorar alguns aspectos relacionados com a forma como a Universidade dialoga com seus pares no exterior: Foi muito bom ouvir a comunidade uspiana opinar sobre este programa e a expectativa é muito positiva; após estas onze reuniões, você já tem um panorama da Universidade, como um todo, expressa pelas opiniões de todas as unidades. Assim, estamos em condições para que até 24 de janeiro de 2014 possamos abrir o caminho para este grande projeto, que é expor a USP no mundo, referiu o diretor do IFSC.

Quanto ao trabalho do Núcleo de Singapura, do qual Hernandes é Diretor, ele será similar ao de todos os outros núcleos. Já a partir de junho próximo, inicia-se um processo de avaliação dos convênios existentes nos países que integram cada núcleo (só no Núcleo de Singapura existem 77 convênios firmados com diversas universidades), ao que se seguirá um contato com os pesquisadores envolvidos nos mesmos, para que no próximo semestre se possa planejar dois ou três eventos em cada núcleo: O nosso foco é desenvolver o projeto para que ele tenha caminho aberto para os próximos quatro anos e isso tem sido um trabalho que temos feito diariamente, nos últimos tempos. Em Singapura, uma vez que for implantada a infraestrutura física e instalado o secretariado local, todo o trabalho será iniciado com a implementação das estratégias de divulgação da USP, encontros, reuniões e outros eventos, para que possamos chegar a Janeiro de 2014 com o caminho aberto para a implantação do projeto para quatro anos, concluiu o Prof. Hernandes.

Para Hernandes, os primeiros trabalhos que irão ser feitos derivam, exatamente, das sugestões lançadas pela comunidade uspiana no decurso das reuniões que foram realizadas.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
17 de abril de 2013

USP Internacional

Com o objetivo de aumentar a visibilidade da Universidade de São Paulo (USP) internacionalmente, foi criado o programa USP Internacional que, baseado em quatro vertentes principais, pretende fortalecer a expansão da universidade no exterior.

USP_InternacionalPara o desenvolvimento bem-sucedido do programa, vice-reitores e pró-reitores atuarão em conjunto com oito diretores e diretores-adjuntos que integram núcleos internacionais. Tais núcleos estão instalados em áreas estratégicas com abrangência em importantes regiões do mundo, entre elas América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Uma das principais ações desenvolvidas pelos Núcleos Internacionais é o fomento a iniciativas de internacionalização. Nesse âmbito, foram criados três novos programas: Incentivo e Apoio à Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior, Bolsas para Professores Visitantes Internacionais e Programa de Bolsa USP Internacional para Alunos de Graduação de Instituições de Ensino Superior Estrangeiras. Além disso, serão ampliadas ações criadas recentemente, como o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação.

No que diz respeito aos servidores da USP, o Programa de Incentivo e Apoio à Capacitação de Servidores Técnicos Administrativos da USP no Exterior objetiva proporcionar ao quadro de pessoal da Universidade a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais por meio de atividades de intercâmbio internacional. Serão oferecidos, inicialmente, dez auxílios financeiros que incluem de duas a seis mensalidades de despesas pessoais e de instalação. O edital com instruções sobre a inscrição e seleção dos candidatos foi publicado em 9 de abril no Diário Oficial do Estado (para acessar o edital, clique aqui).

O custo total estimado do programa é de R$400 mil, incluindo o aluguel e manutenção dos núcleos. O principal apoio financeiro provém do Santander Universidades, programa do banco privado Santander de apoio à educação superior. A USP será responsável por bancar os dispêndios do secretariado executivo dos núcleos internacionais.

O USP Internacional já estabeleceu cronogramas de reuniões dos gestores do programa com dirigentes e docentes das Unidades e órgãos da USP. Alunos, docentes e funcionários poderão tirar dúvidas e obter mais informações sobre o programa através do e-mail internacional@usp.br, bem como enviar sugestões.

Para informações mais detalhadas, acesse também http://www.usp.br/imprensa/?p=29293

Com informações do boletim USP Destaques, edição nº 71

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..