No próximo dia 20 de novembro, terça-feira, às 20h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, e no dia 21 de novembro, quarta-feira, às 20h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar, em São Carlos, em ambos os casos com entrada franca, a USP-Filarmônica apresenta concerto especial comemorativo ao Dia da Consciência Negra, efeméride da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão no Nordeste, no século XVII.
O concerto contará com a participação especial do tenor Jean William Silva, nascido em Sertãozinho e criado em Barrinha, formado pela USP de Ribeirão Preto, já com sólida carreira internacional. Outros solistas de destaque são a violinista venezuelana, radicada no Rio de Janeiro, Carla Rincon, e os professores da FFCLRP-USP, Gustavo Silveira Costa (violão) e Fátima Graça Monteiro Corvisier (piano).
A regência é de Rubens Russomanno Ricciardi, maestro titular da USP-Filarmônica e Professor Titular da USP.
A discussão sobre a inclusão e papel dos descendentes de africanos na sociedade, bem como a dívida histórica do Brasil para com os negros em razão da escravatura, também tem sua representação crítica em arte. Para tanto, foi selecionada, como ponto alto do concerto, a obra musical de diáspora negra, Navio Negreiro, para tenor e violino solistas, do compositor paulistano, professor emérito da USP, Olivier Toni (1926-2017), com trechos do famoso poema de Castro Alves (1847-1871), relatando o sofrimento dos africanos, retirados à força de seu continente pelos portugueses e trazidos ao Brasil, por conta do tráfico negreiro.
Esta obra foi composta em 2016 e estreada pela própria USP-Filarmônica, naquele mesmo ano. Outra composição musical, também com poema do poeta dos escravos, Amar e Ser Amado (2014), de autoria de Rubens Russomanno Ricciardi, contará, do mesmo modo, com o tenor Jean William Silva e a violinista Carla Rincon como solistas. O repertório comemorativo à Consciência Negra homenageia ainda o compositor carioca José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), filho de escrava que se tornou mestre-de-capela da Real Câmara e Capela de João VI, com apresentação de sua Sinfonia Fúnebre (Rio de Janeiro, 1790), aqui em edição crítica inédita pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da USP de Ribeirão Preto.
Constam do concerto sinfônico ainda obras consagradas da literatura universal, tais como o Concerto em Fá menor nº 5 para piano e orquestra BWV 1056, de Johann Sebastian Bach, e o famoso Concierto de Aranjuez, para violão e orquestra, de Joaquín Rodrigo.
Este é o 110º concerto da USP-Filarmônica, pela sua séria mensal Concertos USP / Theatro Pedro II, bem como seu 111º concerto, pela sua série mensal Concertos USP / São Carlos.
A entrada, em ambos os concertos, é livre e gratuita, sem impressão de ingressos, visando sempre o mais amplo acesso, numa prestação de serviços à comunidade, parte do projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo, sempre atrelado ao ensino e à pesquisa, aqui numa ação conjunta com a UFSCar.
PROGRAMA (sem intervalo)
José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767-1830)
Sinfonia Fúnebre (Rio de Janeiro, 1790) – Pesquisa e edição do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP
Olivier Toni (São Paulo, 1926-2017)
Navio Negreiro (São Paulo, 2016), poema de Castro Alves (São Paulo, 18 de abril de 1868)
Rubens Russomanno Ricciardi (*Ribeirão Preto, 1964)
Amar e ser amado (Ribeirão Preto, 2014), poema de Castro Alves (s.d.)
Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)
Concerto em Fá menor nº 5 para piano e orquestra BWV 1056 (Leipzig, 1734-1739)
I) Allegro
II) Largo
III) Presto
Joaquín Rodrigo Vidre (Sagunto, 1901 – Madrid, 1999)
Concierto de Aranjuez para violão e orquestra (Paris, 1939)
I) Allegro con spirito
II) Adagio
III) Allegro gentile
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(Foto: André Estevão)
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