16 de maio de 2014

USP e as Profissões – 2014

Na próxima sexta-feira, 16 de maio, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) sediará mais uma edição da USP e as Profissões, programa de iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP), que tem como principal objetivo trazer ao conhecimento de estudantes do ensino médio e de cursinhos preparatórios os cursos de graduação oferecidos pela USP através de visitas monitoradas pelas diversas Unidades da Universidade.

USP_e_as_profisses_2014De acordo com o responsável pela edição da USP e as Profissões no IFSC, Herbert Alexandre João, este ano, a procura para participação no programa foi maior, uma vez que não ocorrerá a Feira de Profissões da USP no interior do estado. Dessa forma, da média de 120 estudantes que estiveram no IFSC o ano passado, este ano o número de inscritos já ultrapassa 150. “Pelo fato de não ocorrer a Feira de Profissões da USP no interior este ano, teremos a oportunidade de atender, também, os estudantes que entraram em contato diretamente com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão”, conta Herbert.

A visita monitorada que ocorrerá no Instituto terá, como nos outros anos, um diferencial: em vez de apenas se resumir à explicação dos cursos de graduação oferecidos na Unidade, Herbert conta que a visitação seguirá o formato do programa Universitário por Um Dia (1Dia), através do qual os participantes ficam durante seis horas no IFSC e visitam os laboratórios de pesquisa e biblioteca, almoçam no Restaurante Universitário do campus e participam dos experimentos realizados durante o Show da Física na Sala do Conhecimento.

Para dar suporte a todos os participantes, Herbert diz que, além de contar com o apoio técnico do funcionário Cláudio Boense Bretas e dos monitores que fazem parte do 1Dia, as visitas serão divididas em três partes. Ou seja, além da visita oficial da sexta-feira, da qual participará cerca de metade dos inscritos, o Instituto atenderá o restante dos participantes nas duas próximas segundas-feiras. “Dessa forma, conseguimos dar um atendimento de qualidade a todos”, afirma Herbert.

Sobre a importância do evento, o presidente da Comissão de Cultura e Extensão e docente do IFSC, Luiz Agostinho Ferreira, diz que esta é uma oportunidade muito importante para os alunos do ensino médio e principalmente àqueles que vão prestar vestibular. “Todos nós sabemos o quão importante é o momento de escolher uma carreira. Além, é claro, de saber ‘ouvir nosso próprio coração’, a busca de informações precisas e confiáveis é crucial para saber fazer a escolha. E é exatamente isso que a USP oferece com o programa ‘USP e as Profissões’. Portanto, não percam este evento e divirtam-se com a visita ao IFSC/USP”, conclui Agostinho.

Para saber mais sobre o USP e as Profissões, acesse http://prceu.usp.br/uspprofissoes/